Fala galera d’O Subsolo!

Depois de algum tempo sem aparecer por aqui, estou de volta para trazer excelentes bandas novas e tradicionais do Metal nordestino. Apreciem sem moderação.

01) Aqueronte – Black Metal – Curitiba/PR

A banda Aqueronte inicia atividades em 2002, o nome AQUERONTE vem da mitologia grega que significa “rio do infortúnio”, idealizada no estilo do Doom Metal e como requer o estilo, traz um vocal gutural e melódico nas composições, tendo o intuito de fazer um som inovador sob influência de grandes nomes da vertente. No ano de 2002 lança a demo “THE RIVER OF MELANCHOLY” com a primeira formação, sendo muito bem recebido pelos admiradores do Doom metal. Em 2006 com a entrada de Daniela Albuquerque no vocal feminino e João Ribeiro no teclado, lança sua segunda demo intitulada “A FALLEN DIVINE MASK”, a qual faria a banda ganhar respeito local e nacional pela técnica e evolução musical.

No ano de 2007 dividiu palco com bandas de grande nome nacional, como SILENT CRY (MG), ATHEISTC (MG) e KRISIUN, no mesmo ano foi selecionada para o FESTIVAL PALCO DO ROCK e caracterizada como banda destaque. Com a saída da vocalista e a entrada de Ana Paula Nunes no vocal feminino, no ano de 2008 a AQUERONTE se apresenta mais uma vez no Palco do Rock e em convite de participação especial nas edições I, II e II do CAJAZEIRAS METAL FEST, dividindo palco com grandes bandas locais, participou também do MANIAC METAL FIGHT, somando eventos importantes que aconteciam na cidade de Salvador BA.

Por motivos de saídas de integrantes, após as últimas apresentações, no ano de 2008, interrompeu suas atividades.

Depois de um longo tempo adormecida e com novos integrantes que faltavam para compor o “rio do infortúnio”, em outubro de 2017, lança sua primeira single intitulada “RETURNING TO THE ESSENCE”, dando um salto enorme em sua qualidade musical. Retornando aos palcos no ano de 2018, tendo o Festival Palco do Rock do mesmo ano, o local de seu retorno. Aqueronte conta atualmente  com: Amanda Marques (vocal), Anderson Silva (baixo), Carlos Mouta (vocal), Felisberto Santos (guitarra/teclado), Leomar Correia (guitarra), Stanley Pereira (bateria) e Vitor Menezes (guitarra). Seguem na ativa e estão gravando o seu novo álbum.

 

02) Carnified – Death Metal – Salvador/BA

Após 15 anos fora de atividade, a Banda
Carnified retorna em 2021 como um Power Trio, formado por: Dan Loureiro – vocais e baixo, Marcos Franco – guitarras e Vicente Azevêdo – bateria

Com o novo Single intitulado Nocturna, produção assinada por Marcos Franco (Studio Revolusom), a Carnified resgata elementos tradicionais da sua essência contando com a participação da consagrada Cantora Sarah Jezebel Deva (Cradle of Filth, Emperor, The Kovenant, Therion, Hecate Enthroned, Mortis, entre outras).
“Não voltaríamos se não fosse pra fazer algo com real significado”, afirma Vicente Azevêdo,
(membro original da Banda).

Formada em 1994, com temática conceitual, suas letras contam histórias de um mundo habitado por Deuses que invejam a forma humana, a Carnified fez parte da idade de ouro do Death Metal Brasileiro e conquistou seu espaço no cenário underground nacional com lançamentos como:

• O Primeiro Elo – EP, 1998
• Where The Gods Bleed – Debut Album, 2001
• Nocturna – Single, 2021

Voltando com força total, pela necessidade de tocar o que gostam e propagar sua verdade, Dan, Marcos e Vicente lançam sua obra mais relevante.  Nocturna’s Age has arrived.

03) Hextor – Thrash Metal – Salvador/BA

A Hextor teve seu início de atividades em meados de 2007, quando a banda ainda atendia pelo nome Fatality.

Após entradas e saídas de músicos a banda estabelece uma formação e muita seu nome para Hextor.

Com influências de bandas como Exodus, Destruction, Kreator, Slayer e Metallica, a Hextor iniciou fazendo alguns shows no cenário rocker de Salvador, sempre obtendo boas críticas quanto as apresentações da banda e despertando interesse por fazer thrash metal técnico e inovador para o cenário soterapolitano.

As músicas da Hextor são compostas pelos vocais agressivos, riffs bem trabalhados de guitarra e baterias com linhas técnicas de Felipe Castro. Tudo isso sem fugir da modalidade thrash, sempre mantendo as características que retratam esta vertente do heavy metal.

A banda entrou em hiato em 2014, retornando em 2021 com Ciro nos vocais, Felipe na bateria, Valter na guitarra e Elessandro no baixo. Enquanto a banda prepara novo material, confira sua ultima execução ao vivo:

 

04) AUGUSTUS – Death Metal Melódico – Salvador/BA

Formada por Ricardo Rilo (guitarra e voz), Adelmo Neto (baixo), Dom Vander (guitarra) e Louis (bateria), a banda surge em meados de 2014, a partir de afinidades musicais em torno de gêneros como death metal melódico e metalcore.

Com nome e letras inspirados no universo do poeta maldito paraibano Augusto dos Anjos, o homem “por sobre quem caiu a praga da tristeza do mundo” é o protagonista deste trabalho, que mescla peso, intensidade e melodias.

Desde então, a banda lançou um álbum em 2016, intitulado Fel, e em 2017, um EP de nome Cipango em plataformas digitais de streaming.

Em julho, de 2021, a banda lançou o seu mais novo trabalho, o EP Deus-Verme.

05) Tchandala – Heavy Metal – Aracaju/SE

Com um som muito consistente e e sempre muito bem produzido,
a banda de Heavy Metal sergipana, Tchandala lançou recentemente o clipe comemorativo da música “We Are”, para celebrar 25 anos de história. O vocalista e fundador da banda, Dejair Benjamim, reuniu alguns registros antigos, que mostra alguns dos músicos que já integraram a banda.

O intuito do clipe We Are é fazer uma comemoração dos 25 anos de banda, como uma homenagem por todos que passaram por ela.

Bonne Santana: Guitarrista, Baixista, Compositor e Produtor. com quase 25 anos de trabalho musicais e militância na cena Metal e Underground de Salvador.