O Tuatha de Danann encerrou o ano de 2022 com o lançamento de seu novo single e videoclipe, The Nameless. A canção resgata o peso e a teatralidade dos primeiros discos da banda a novos elementos e possibilidades para a música dos duendes mineiros, conhecidos mundialmente como a mais importante banda de Folk Metal brasileira.
O videoclipe para The Nameless foi produzido por Raoni Joseph, com filmagens de Daniel Toli e Simão Domingos. As gravações externas foram realizadas na Rotunda da cidade mineira de Ribeirão Vermelho, situada no Campo das Vertentes.
A canção antecipa a estreia do próximo álbum do Tuatha de Danann, o oitavo disco completo de estúdio da banda, que deverá ser lançado ainda no primeiro semestre de 2023, e que segundo o vocalista e multi-instrumentista Bruno Maia, contém elementos não tão comuns na produção mais recente da banda, mas que de forma alguma afasta os duendes do estilo em que são pioneiros, o Folk Metal.
“É um som um pouco dark, dramático e emotivo, que evoca algumas influências que temos desde os primórdios da banda, mas que nem sempre são identificáveis em nossa música, pelo menos não desde o primeiro álbum e as duas primeiras demos, sei lá. Eu ouço Anathema ali, Katatonia, talvez algo mais moderno também, como Ghost, Muse e o próprio Tuatha, que dada a sua idade, às vezes já é autoreferente. É um broto novo de uma raiz antiga e forte. Tem toda essa coisa diferente pra nós e tem muito do que sempre fizemos: as frases, temas e instrumentação irlandesa, celta, as flautas, violinos, etc”, destacou Bruno Maia.
O lançamento de The Nameless veio acompanhado de um kit de merchandising em torno da belíssima arte de sua capa, criada por Rodrigo Barbieri, já disponível para venda através do site da banda.
A letra de The Nameless aborda questões sociais e históricas, e tem como uma de suas inspirações o filósofo alemão Walter Benjamin e suas ‘Teses sobre o conceito de História’. Bruno comenta:
“Na letra tentamos trazer os excluídos, dominados e derrotados para o centro e foco da obra. Para o Benjamin só é possível haver justiça real se houver uma justiça histórica e uma justiça da memória. Esta música, tanto as melodias de voz, climas e letra tem em algumas dessas teses de História do Benjamin sua maior inspiração”.
“Hear the cries, the nameless slaves, they cry. Try to hear the whispers of the kings… They are carrying the spoils they plundered and they are marching over those lying prostrate”.
The Nameless, assim como o próximo álbum do Tuatha de Danann, são produções de Bruno Maia no Braia Studios, em Varginha-MG, cidade natal da banda, e terá seu lançamento pelo veterano selo Heavy Metal Rock, gravadora que lançou a banda em 1999.
A atual formação do Tuatha de Danann é composta por Bruno Maia (Vocal, Guitarra, Flautas Irlandesas, Bouzouki e Banjo), Giovani Gomes (Baixo), Raphael Wagner (Guitarra), Edgard Brito (Teclados), Nathan Viana (Violino) e Rafael Delfino (Bateria).
Assista o videoclipe de The Nameless abaixo: