Depois de divulgar o segundo EP, Inata Sentença (2022), do qual obteve sucesso entre público e crítica, a banda Umbral finalmente lança o primeiro videoclipe. A faixa escolhida foi Cangaço Urbano, a música mais ouvida do EP. O clipe foi gravado nas ruínas do Tropical Shopping, saudoso e tradicional local de Araraquara,São Paulo,terra do quinteto.
“A gente já havia pensado em gravar algo no antigo Tropical Shopping e o ambiente casou certinho com a ideia da música Cangaço Urbano. Isso também foi um dos fatores da escolha da música”,conta o guitarrista Flávio Zanucolli.
Fazendo uma mescla entre o Hardcore e o Thrash Metal, com flertes claros com o Hip-Hop, a Umbral surgiu em 2019 com o propósito de fazer letras que agreguem algo para a sociedade. Seja em protestos por justiça social ou de cunho reflexivo para autoconhecimento, até temas existenciais, a banda sempre primou por conteúdos inteligentes.
Não é diferente em Cangaço Urbano, que tem como uma de suas inspirações o livro Os ricos também morrem (2015), do romancista, poeta e empreendedor Ferréz.
“A ideia da música e do clipe seria algo como a luta pela existência e a luta de classes. Também há uma mensagem de manter nossa história, nossas tradições, um pouco baseado em Bacurau” salienta Zanucolli, revelando também a influência do famigerado longa nacional.
O pontapé inicial na composição de letra se baseou no livro do Ferréz, mais precisamente na crônica Pensamentos de um correria, que inicialmente o autor publicou na Folha de São Paulo em 2007, em resposta a uma crônica do apresentador Luciano Huck no mesmo espaço.
“A parada, inicialmente, se baseou nisso, a viver num sistema predatório, o tempo todo. De criar-se grupos, na maioria dos casos, não para um bem comum, mas sim individual”, conta Gabriel Fernando, também guitarrista da Umbral.
Além de Flávio e Gabriel, a Umbral conta com Victor Marchezani (vocal), Lucas Borba (Baixo) e Vitor Hugo ‘Briga’ (Bateria). O resultado você confere logo abaixo!