O espaço das mulheres tem crescido gradativamente no Heavy Metal e, felizmente, elas estão a frente e em cima dos palcos em maior número e com muito mais voz do que outrora, ainda que haja um longo caminho a trilharmos para que se tenha mais respeito e visibilidade para as mulheres na cena.
Há alguns anos as frontwomen vem obtendo cada vez mais destaque, desde o Metal Sinfônico até o Metal Extremo, com encantadoras vozes cristalinas ou poderosos guturais, mas as mulheres que também executam algum instrumento musical vem buscando seu espaço e a maior prova disso é que hoje duas das maiores bandas do Brasil são formadas apenas por mulheres, a Crypta e a Nervosa. Separamos então 5 músicas para você conhecer ou se aprofundar em bandas que possuem mulheres em sua formação, mas que estão no baixo, guitarra, bateria, ou em qualquer outro instrumento. Confira:
01) Miasthenia
A banda brasiliense de Pagan Black Metal, Miasthenia, foi formada em 1994 e desde então vem fixando seu nome a ferro e fogo na história do Metal Extremo brasileiro, sendo uma das bandas mais longevas, criativas e clássicas em atividade no país. A atual formação da banda conta com três mulheres entre seus integrantes, a baixista Aletea, a baterista Lith, e a tecladista, que também divide seu instrumento com os vocais da banda, Susane Hécate.
02) Luxuria de Lillith
A banda goiâna, Luxuria de Lillith, é outra das bandas mais importantes do Black Metal nacional, estando em atividade desde 1998, tendo desde então lançado inúmeras Demos, EPs e álbuns. Em sua formação atual, a banda conta com a guitarrista Andreia Larakna, que também faz os backing vocals e traz para a banda elementos épicos e absolutamente agressivos através de suas seis cordas.
03) BarbähK
Nas quatro e nas seis cordas da banda paulista de Thrash Metal, BarbähK, quem manda são as minas! Amanda Poppin (baixo) e Aline Fernandes (guitarra) criam uma avassaladora massa sonora que não se prende aos estereótipos do Thrash para passar sua mensagem através de linhas instrumentais de tirar o fôlego. E não bastassem essas duas musicistas talentosíssimas, o primeiro single da banda, Nossos Heróis estão Mortos, ainda conta com a participação de Renata Petrelli, da The Damnnation.
04) Silent Empire
A banda catarinense de Death Metal, Silent Empire, velha conhecida do público d’O Subsolo, é uma das bandas mais tradicionais do underground catarinense, estando em atividade há mais de dez anos, e trazendo em sua formação a talentosíssima baterista Aline Iladi, que comanda o ritmo insano e avassalador das composições da banda com suas baquetas furiosas.
05) Kill For Nothing
A Kill For Nothing é uma banda paulista de Nu Metal que vem se tornando um dos maiores destaques da nossa cena, já tendo sido apontada por Luis Mariutti como uma das melhores bandas de 2022 e tendo sido indicada entre centenas de bandas como uma das 16 selecionadas pelo Rockfun Fest para as semi-finais de seu concurso de bandas. Apesar de se aventurar nos vocais em Fight For Myself, é na guitarra que Mandy Delphino faz sua magia acontecer, com riffs memoráveis e composições contemporâneas e agressivas, mostrando um talento irretocável nas seis cordas.
Um salve à todas as minas do Metal!!!