A segunda edição do festival CWCore teve clima de Halloween e reuniu quatro bandas autorais, que trouxeram o melhor do “Core” underground para o palco devidamente decorado do Belvedere, na sexta do dia 10 de outubro, em Curitiba.

Away From the Sun | Modern Metalcore | Curitiba – PR

A Away From the Sun abriu os trabalhos de uma maneira um tanto peculiar, com a galera fantasiada de Power Rangers e colocando uma bandeira do MST em frente ao palco, logo de cara já mostrando posicionamento e personalidade. Com riffs bem construídos, uma boa mistura de Rap, Eletrônica e gritos em uma das músicas da setlist, senti um toque experimental marcante dentro do Metalcore, estilo predominante da banda. Entre as fotos que eu estava fazendo, fui pega de surpresa ao perceber em um determinado momento, que eles estavam tocando um cover de Silvera, do Gojira.

Setlist
Unity, Blazeless, Rising Sun, Back The Fxck Up, Fear, Eclipse, Silvera (cover Gojira), Empty Devices, Greed

Suffer | Death Hardcore | Curitiba – PR

Na sequência, a Suffer entrou como uma avalanche de brutalidade. A banda traz letras muito sentimentais, ao passo que instrumentalmente, possui um som mais denso, baseado no Deathcore, Hardcore e Grindcore. É merecido um destaque ao vocal Thythuz, que desceu até o público durante o show para agitar um dos moshpits, mesmo que a roda tenha sido aberta em praticamente todas as músicas. Antes da segunda e última pausa, Gaboei, vocalista da Apollogia, subiu ao palco para fazer uma participação em Devoured.

Setlist
Y.O.T.A., Suicide Vision (Limbo), Crawling Back From The Abyss, As The Impaled Corpses Bleed, False Forever, ⁠Devoured (feat. Gaboei, Apollogia), Witness, No Forgiveness

Entre as trocas de palco, o público também virou parte do show: rolaram prendas para quem estivesse com itens específicos de uma lista feita pelos organizadores, além do concurso de fantasia e até um stand de flash tattoo na área do camarote, o que garantiu alguns momentos descontraídos (ou ligeiramente dolorosos) durante a espera.

Past Behavior | Post-Hardcore | Curitiba – PR

Em nova formação, a Past Behavior apresentou um som mais tranquilo, equilibrando o peso do bom e (não tão) velho Post-Hardcore com melodias mais leves, em comparação às outras bandas do line-up. Eles apresentaram seis músicas autorais e dois covers, a música I Was Alive (Beartooth) e Blackout (Turnstile), o qual foi inegavelmente um ponto alto, ninguém ficou parado e o two step tomou conta da pista.

Setlist
Choke, What I Made Of Myself, Sour, I Was Alive (Cover Beartooth), Blackout (Cover Turnstile), Dog Days Ain’t Over, Sometimes I Feel Like I Should Leave, Denial (autoral ainda não lançada)

Atrocitus | Metal | Campina Grande do Sul – PR

Encerrando a noite, a Atrocitus veio com influências de Thrash e Death Metal, trazendo velocidade na medida certa. A energia acelerada dos caras tomou conta do lugar, resultou em muito headbang e mosh do início ao fim. Eles realmente trouxeram o tipo de peso que faltava para completar o festival, no quesito variedade. Houve um momento em que foram chamados ao palco o guitarrista e o vocalista da Disaster(sic), banda cover de Slipknot, que também agitou a casa com a famosa Psychosocial.

Setlist
Cicatriz, Responsa, Estátua, Veneno, Mind Block, Peste, Fear’s Home, Self-Destruction, Repulsa, Martírio, Alienado

É sempre uma alegria ver o quanto a galera se esforça para fazer o corre acontecer, desde o início abrindo espaço para quem está começando (ou recomeçando), sendo um antro de formas de expressão e ponto de encontro entre quem se identifica com a cena. O CWCore está aí para mostrar que o underground se mantém vivo e, principalmente, unido.

27 anos, formada em Marketing e em Processos Fotográficos, apaixonada por artes em geral, principalmente por fotografia e música. Ouço muito Nu Metal, Hardcore, Metalcore, Post-Hardcore, entre outros "core's". Basicamente, as vertentes para as quais a galera mais tradicionalista costuma torcer o nariz.