Vale ressaltar já de inicio que não se trata de um álbum e sim uma coletânea com músicas instrumentais e algumas exibições ao vivo. Esse tiro no pé, digo, esse lançamento é para preparar o público para o vindouro full álbum que diz a lenda que será em 2021.



Um dos pouquíssimos pontos positivos que fica aqui, são as Asleep in the Deep, Toe to Toes, Jaguar God e Halloween, as faixas instrumentais. Já suas compilações ao vivo de nada agregam ao trabalho de NENHUMA forma. Como músico, pensaria duas vezes antes de lançar algo dessa maneira e me assusta uma banda da grandeza do  Mastodon fazer algo assim. Lembrando que conta também com covers de The Flaming Lips, Feist e do Metallica, sendo as músicas A Spoonful Weighs a Ton, A Commotion e Orion, respectivamente. Pelo menos apresentam alguns elementos a mais, dando sua cara a música, procurando também não descaracterizar elas.


Uma das músicas ao vivo conta com participação de Scott Kelly do Neurosis na faixa abertura deste. Fallen Torches foi gravada (assim como todas as outras faixas ao vivo) durante a turnê europeia  em 2017. Todo o trabalho não segue um foco ou uma lógica, mostra um ecletismo desesperador sem necessidade alguma.


A única coisa que me chamou a atenção de certa forma, foi a versão de Esmerald do Thin Lizzy, que deixei até para citar no final da resenha, pois para mim é uma obra de arte da música e o Mastodon se esforço adicionado ‘seus temperos’.  Em alguns pontos da até para notar algum certo esforço em apresentar algo no nível Mastodon e como um fã da banda, espero que o próximo disco venha da forma que espero, estrondoso como sempre. Medium Rarities me decepcionou bruscamente, mesmo tendo picos de intensidade em alguns pontos, mas deixou a desejar, deve ser efeitos de um 2020 para lá de louco e incompreensível. 


Mas, se falando de Mastodon não duvido que lançaram esse material por lançar. Afinal, como o nome mesmo diz, são raridades guardadas da banda em uma coletânea. Será que ouvindo mais vou gostar? Vai saber…


TRACKLIST

01) Fallen Torches

02) A Commotion (Cover da cantora Feist)

03) Asleep in the Deep (Instrumental)

04) Capillarian Crest (Ao vivo)

05) A Spoonful Weighs a Ton (Cover The Flaming Lips)

06) Toe to Toes (Instrumental)

07) Circle of Cysquatch (Ao vivo)

08) Atlanta

09) Jaguar God (Instrumental)

10) Cut You Up with a Linoleum Knife

11) Blood & Thunder (Ao vivo)

12) White Walker

13) Halloween (Instrumental)

14) Crystal Skull (Ao vivo)

15) Orion (Cover do Metallica)

16) Iron Tusk (Ao vivo)


FORMAÇÃO

Troy Sanders – vocal e baixo

Brent Hinds – vocal e guitarra

Bill Kelliher – guitarra

Brann Dailor – bateria