Na última semana, após uma longa espera dos fãs, o tão aguardado box contendo as remasterizações dos discos da fase Tony Martin do Black Sabbath, Anno Domini 1989-1995, fora anunciado.

Mas os fãs desta fase, que para muitos é irregular e controversa, tem motivos de sobra para comemorar, pois a poucas horas fora confirmado pelo próprio guitarrista do Sabbath, que uma reunião com Martin acontecerá, com direito a uma turnê mundial e quem sabe, um novo registro de inéditas.

“Já que realizamos alguns retornos com duas de nossas mais aclamadas formações (com Dio, sob a alcunha de Heaven and Hell e Ozzy com o elogiado 13), pensei que seria hora de fazer justiça a Tony, que foi o vocalista mais longevo do Black Sabbath e celebrarmos este legado da história da banda.” afirmou Iommi nas redes sociais.

O projeto, nomeado de Headless Cross (uma vez que o guitarrista não pode mais se utilizar do nome Black Sabbath) ainda contará com mais uma participação de peso, o eterno companheiro de grupo e um dos membros fundadores, Geezer Butler, que participou desta fase do grupo no album Cross Purposes (1994).

Datas das possíveis apresentações do grupo ainda não foram divulgadas, mas rumores indicam de que o trio se apresentará na edição de 2025 do icônico Wacken Open Air. O baterista que acompanhará a banda também não foi anunciado. Quem sabe, seja este o tal projeto maior, que Eloy Casagrande mencionou ao deixar o Sepultura?

O Box Anno Domini 1989 – 1995 destacará a era em que Tony Martin assumiu os vocais, (com exceção do álbum Dehumanizer, lançado em 1992 e gravado com o saudoso Ronnie James Dio) apresentando versões remasterizadas dos álbuns Headless Cross (1989)Tyr (1990) e Cross Purposes (1994), além de uma nova edição remixada por Iommi do controverso álbum Forbidden (1995).

Não há informações sobre se The Eternal Idol de 1987 e Cross Purposes Live de 1995 (também dois álbuns da era Martin) receberão algum tipo de relançamento especial no futuro. A caixa chegará em formatos em LP e CD em 31 de maio deste ano.

Como forma de celebrar o lançamento, o clipe remasterizado de Headless Cross, pode ser conferido na íntegra no Youtube.

Bom meus amigos brincadeiras à parte, se você chegou até aqui e está radiante de expectativa com esta notícia, sinto lhe informar que esta é uma inocente pegadinha de primeiro de abril que O Subsolo pensou em lhe pregar nesta tão emblemática data…

Esperamos que não leve a brincadeira tão a sério destilando ódio gratuito. Mas esta data serve de lembrete para que as pessoas sempre verifiquem a veracidade das coisas que costumam ler internet à fora. Have a Nice Day! 😉

Nascido no interior de São Paulo, jornalista e antigo vocalista da Sacramentia. Autor do livro O Teatro Mágico - O Tudo É Uma Coisa Só. Fanático por biografias,colecionismo e Palmeiras.