The Institute, sucessor do excelente Give Me Your Soul …Please (2007) já está se tornando uma espécie de Chinese Democracy para os Fãs do lendário Rei Diamante.

Mas aparentemente a espera está chegando ao fim. Na data de ontem, mais conhecida como Halloween, festividade esta que o próprio King dedicou um clássico da carreira solo em devoção, um resquício de esperança veio a público com o lançamento do videoclipe para Masquerade of Madness, o primeiro e até então único single lançado do disco.

O primeiro trabalho de inéditas do icônico vocalista dinamarquês em 16 anos, já vem sendo comentado imprensa a fora pelo menos desde 2019, tanto por King quanto pelo parceiro de longa data e guitarrista Andy LaRocque. Em fevereiro de 2020 as redes sociais trocaram a capa da página para a temática do disco, o single fora lançado e…bom, nada mais além disso.

Neste meio tempo, após os pandêmicos tempos que vivemos, uma reunião do Mercyful Fate ocorrera, trazendo consigo a promessa de um novo disco. E assim como na carreira solo de Diamond, uma música nova viera a público, porém desta vez, apenas em gravações não oficiais do público, intitulada The Jackal of Salzburg. A promessa com o novo disco do Fate, é um retorno às raizes da banda. Dessa forma, King se encontra (ou se encontrava) compondo para dois projetos distintos, o que pôde ter contribuído para o atraso de The Institute.

Mesmo ainda sem contar com uma data de lançamento anunciada, uma vez que a mesma não aparece ao final do videoclipe, outro sinal de que o disco em breve estará entre nós, é a pré venda anunciada do merchandising que engloba o vindouro trabalho. Mas tudo isso é mera expeculação. O que se sabe de mais concreto, é que o registro chegará ao mercado via Metal Blade.

Segundo o próprio King afirmou em entrevistas, a história do álbum se concentrará nos horrores de um instituição mental dos anos 20:

“Escolhi isso porque acho que é um cenário muito assustador. Algumas das coisas que vamos mostrar no palco também são coisas que certamente estavam acontecendo naquela época, quando a medicina estava começando a ter uma virada benéfica na história e realmente sendo capaz de ajudar os seres humanos a viverem mais. Havia alguma experimentação acontecendo também, que era absolutamente horrível. Parte disso está envolvida na história, mas é algo totalmente diferente. Quando você chegar à segunda parte da história, começará a entender, de repente, que: ‘que diabos está acontecendo aqui?’, ‘Do que se trata realmente?’, ’Por que há uma história totalmente diferente que não chegará a você até a segunda parte?’. Porém, na primeira parte, você conhecerá muitas pessoas em um determinado lugar… Algumas coisas acontecem aqui neste mundo e outras acontecem em um mundo paralelo. Há uma correlação entre o que aconteceu comigo e o que acontece com algumas pessoas neste lugar e onde elas aparecem de repente. E você descobrirá por que elas estão lá, como elas aparecem lá e os lugares ao longo da estrada. Não vou falar muito agora, mas vai ser muito assustador”.

Abaixo, você confere o novo videoclipe. Enquanto o novo álbum não chega, você pode adquirir grandes clássicos do King Diamond e do Mercyful Fate, clicando aqui!

Nascido no interior de São Paulo, jornalista e antigo vocalista da Sacramentia. Autor do livro O Teatro Mágico - O Tudo É Uma Coisa Só. Fanático por biografias,colecionismo e Palmeiras.