No dia 4 de Novembro, estivemos presente testemunhando que Piracicaba teve a honra de receber um dos maiores festivais que a região já teve, com as bandas Malvina, Into the Void, Bayside Kings, Crypta, Ratos de Porão e a grande atração da noite, Agnostic Front, diretamente dos Estados Unidos.
Malvina iniciou os trabalhos da noite para um público um pouco menor, uma vez que ainda havia muitas pessoas chegando, e por o tempo de apresentação ser menor, nem todos que estavam por chegar conseguiram ter a honra de ouvir uma das bandas que mais vem se destacando no cenário musical brasileiro. Diretamente do Rio de Janeiro, trouxeram com eles toda a qualidade e técnica para o palco, e que apesar das poucas pessoas que estavam presentes, conseguiram conquistar a todos e movimentar o início da noite.
Depois da incrível apresentação do trio carioca, a banda da própria Piracicaba, Into the Void, fizeram o que já estão acostumados, trazer música boa, energia, mostrar ao público como se “dança” ao som do metal, sem contar no carisma de todos os integrantes, que fez o público ir ao delírio, como por exemplo na música Burn.
Tiveram um curto tempo de apresentação também, mas nada que impedisse de que os que ainda não conhecessem a banda, passassem a ser fãs.
Já com a casa mais cheia e já ao anoitecer, Bayside Kings, entra nos palcos. A festa que já estava cheia de energia, e dessa vez, com um público muito maior, foi ficando cada vez mais proeminente, com o público cada vez menos tímido. A banda de Santos fez o público se lançar do palco para a multidão com seu som potente.
Crypta sobe ao palco logo depois, e mostram os motivos do porquê a banda vem se tornando uma das mais influentes do metal mundial. Toda a estética do palco, das músicas, da “coreografia” das meninas, fizeram com que a presença de palco fosse invejável. Não teve uma pessoa que conseguiu ficar parada e não bater cabeça ao som da banda, que trouxe seus maiores sucessos, e principalmente, suas mais novas músicas do disco Shades of Sorrow, de 2023.
Logo após, Ratos de Porão, tradicional banda de hardcore brasileiro, que já estão na estrada a 40 anos, fizeram um show impecável. O público teve o privilégio de prestigiar João Gordo e seus companheiros em uma das apresentações mais pesadas da noite, trazendo suas mais conhecidas letras e como sempre, o caos para a festa.
E por último, a grande atração da noite, Agnostic Front, provou que a cena hardcore não está morta, e nunca morrerá. O espírito jovem de seus integrantes fez a grande diferença nesse show histórico. Carismáticos, cumprimentou seu público, fez um show impecável, se juntou aos espectadores e fizeram Piracicaba ferver. Um dos pontos altos da noite, foi quando Stigma, guitarrista da banda, se junta aos ouvintes, e enquanto continuava tocando guitarra, uma gigante roda de mosh girava ao seu redor.
Piracicaba não teve só a honra de receber estes grandes nomes da música brasileira e mundial, mas também, foi colocada no mapa como uma das mais influentes cidades para a cena do hardcore.