Diretamente de Gotemburgo, os suecos do Dark Tranquillity deram o pontapé inicial da sua turnê europeia Endtime Signals na Finlândia, iniciando um total de 32 shows ao lado dos portugueses do Moonspell e dos alemães do Hiraes. A equipe do Subsolo esteve presente no show da capital finlandesa, Helsinque, para conferir de perto essa noite imperdível.
Hiraes
Mesmo com todos os ingressos vendidos, por volta das 19h, horário marcado para o início do show da primeira banda, o espaço próximo ao palco principal do Ääniwalli estava praticamente vazio. Com alguns poucos superfãs das bandas que não queriam perder o lugar na primeira fila, o local estava tranquilo, e a maioria dos presentes se encontrava sentada nas áreas com assentos disponíveis ou aproveitando o espaço para beber.
Quando os alemães do Hiraes entraram no palco, a movimentação começou, e aos poucos o público se aproximava. A banda iniciou o setlist com a maravilhosa Through the Storm, do seu último álbum Dormant, lançado em 2024, sendo esse o segundo de sua carreira.
A presença de palco da vocalista Britta Görtz foi definitivamente algo a ser guardado na memória por vários motivos: sua atuação ativa no palco, agitando o público e engajando todos na participação do espetáculo, seu incrível vocal rasgado, que nos presenteou com um Death Metal Melódico delicioso de se ouvir, além de sua humildade ao agradecer a presença do público e a oportunidade de tocar com as outras bandas. Se você ainda não conhece a banda, vale muito a pena conferir!
Setlist:
Through the Storm
About Lies
Under Fire
We Owe No One
Undercurrent
Fotos: Karina Coss
Moonspell
Como sempre, o tempo para trocar os instrumentos e preparar para a próxima banda foi curto. Desta vez, os portugueses do Moonspell foram recebidos por um público grande e ansioso pelo início do show. A atmosfera sombria e sinistra se instalou assim que o vocalista Fernando Ribeiro entrou no palco. A banda abriu o setlist com a clássica Opium, música de seu segundo álbum, que contém versos do poema “Opiário”, do heterônimo Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa, e logo deixou o público em estado de alerta e agitação.
Em seguida, veio a maravilhosa Awake, fazendo todos que estavam perto do palco banguearem. E assim o público se comportou em todas as músicas tocadas. Não havia ninguém presente na pista que não estivesse, pelo menos, batendo o pé ou balançando a cabeça. A emoção era crescente, e quanto mais as músicas eram tocadas, maior era a empolgação dos presentes.
Quando a banda tocou In and Above Men, o público já se encontrava em êxtase, e o feedback era claramente percebido pela banda, que parecia aumentar a intensidade com que tocavam seus instrumentos, assim como seus sorrisos. In and Above Men faz parte do álbum de 2001 intitulado The Antidote, que tem fortes conexões finlandesas. Como relembrado pelo vocalista Fernando Ribeiro, o Moonspell tem laços com a Finlândia há mais de duas décadas. The Antidote foi gravado no famoso estúdio Finnvox, em Helsinque, e lançado em 2003. O álbum também conta com a participação do baixista Niclas Etelävuori (Amorphis, The Eternal), além de ter sido produzido por Hiili Hiilesmaa, famoso produtor finlandês responsável por álbuns clássicos de metal de bandas como HIM, Amorphis e Sentenced. Hiilesmaa também produziu o álbum Darkness and Hope, clássico do Moonspell que contém a incrível música Nocturna, presente no setlist do show e que fez muitos dos presentes dançarem e balançarem a cabeça.
Devo dizer que foi uma incrível surpresa para mim, mas a apresentação do Moonspell foi, sem dúvida, a mais marcante da noite. Recheada de clima de mistério, sensualidade e elementos trevosos, a apresentação teve seu clímax quando Full Moon Madness foi executada, não deixando absolutamente ninguém parado.
Setlist:
Opium
Awake!
Abysmo
Extinct
Night Eternal
Finisterra
In and Above Men
From Lowering Skies
Everything Invaded
Nocturna
Breathe (Until We Are No More)
Alma Mater
Full Moon Madness
Fotos: Karina Coss
Dark Tranquillity
Quando finalmente os suecos e headliners entraram no palco, já não havia espaço disponível na pista. Era nítido que o evento havia dado “sold out”, e ficava difícil se mover sem perder o lugar. Quando a banda entrou no palco e iniciou o setlist com The Last Imagination (música de seu último álbum Endtime Signals, que dá nome à turnê), já era possível perceber que seria mais um show incrível, como é de costume para esses gigantes do Death Metal Melódico sueco.
O setlist trouxe algumas surpresas para os fãs, incluindo músicas antigas ou que raramente são tocadas ao vivo, como Cathode Ray Sunshine, do clássico álbum Damage Done de 2002, que teve sua reedição lançada em 2009. Além das faixas de divulgação do último álbum, o setlist também incluiu clássicos como The Wonders at Your Feet, Lost to Apathy e Misery’s Crown no encore.
A apresentação foi extremamente energética, com muitos sorrisos de todos os músicos, o que trouxe uma atmosfera relaxada e amigável, sem nunca perder a postura profissional e a técnica. Outra característica muito interessante foram os equipamentos de luz e imagem utilizados, que trouxeram uma atmosfera extremamente moderna para o Ääniwalli, sendo elogiados pelo vocalista, que mencionou o impacto das apresentações em Helsinque.
Apesar de Mikael Stanne ter enfrentado problemas técnicos com seu microfone em diversas músicas, seu carisma, talento e profissionalismo não deixaram transparecer os pontos negativos da noite e, ao contrário, exaltaram toda a positividade e energia insuperável do Dark Tranquillity no palco.
Uma noite incrível, com muita música de qualidade, onde bandas antigas e novas, de diferentes estilos do metal, se complementaram, fazendo com que o evento permaneça na memoria de todos os presentes por muito tempo.
Setlist:
The Last Imagination
Nothing to No One
Hours Passed in Exile
Unforgivable
Forward Momentum
Wayward Eyes
Terminus (Where Death Is Most Alive)
Atoma
The Dark Unbroken
Shivers and Voids
Cathode Ray Sunshine
Empty Me
Not Nothing
Phantom Days
Final Resistance
ThereIn
Encore:
The Wonders at Your Feet
Lost to Apathy
Misery’s Crown
Fotos: Karina Coss
Agradecemos à NEM Agency, promotora de eventos, pelo credenciamento e pelo incrível evento de sucesso.