A gélida noite e a chuva persistente do sábado, não foram impedimento para mais um encontro dos bons apreciadores do autêntico metal. Headbangers blumenauenses e das cidades vizinhas se reuniram para mais uma vez viver uma noite inesquecível dentro da CAIXA.

Cobertura Nightfall at Box Club

Era em torno das 22:00 a noite estava começando, o público aguardava ansioso entre goles de cerveja, conversas e jogo de sinuca… quando sobe no palco a magistral banda gaúcha Finita. Originária de Santa Maria/RS, e tocando pela primeira vez em Blumenau, a banda de Death e Gothic Metal não precisou ser anunciada. Sem realizar um movimento sequer, automaticamente uma atmosfera sombria se instaura no lugar, você sabe, você entende naquele exato momento que é hora de parar o que for que estiver fazendo e de prestar atenção, porque o verdadeiro show está prestes a começar. Autoridade, Se existe uma palavra que os define é essa mesma.

Onde as Trevas predominam
Luana Palma, vocalista. Uma menina doce e risonha que se transforma ante os olhos atônitos dos espectadores, mudando para um semblante trevoso, atitude performática, dramaturga talvez, mesclando incríveis vocais limpos e líricos com poderosos vocais guturais demonstrando um domínio total de sua voz, e do seu corpo na cena. Com apoio vocal do Bruno Portela (Guitarra) e do Allison Back (Baixo) que, caindo como uma luva e dosados na medida certa, aportam uma força insana. Seguidos por Pablijo Castro na bateria, o metrônomo humano e o Guilherme Gindri Pereira no teclado para dar um clima soturno e denso, melancólico por falar, que incorporam ao espetáculo uma carga de obscuridade. O som da banda é cativante e possui a chama. Sonzeira que chamam? Não estão devendo nada!

Não deixando de mencionar, que a banda esteve perto de cancelar o show, devido a situação de catástrofes por chuvas acontecendo no Rio Grande do Sul, porém manifestou, e ratificou seu comprometimento com a música mantendo a agenda como planejada. Expressaram também que todo o dinheiro arrecadado da merchan vendida durante o evento seria destinado à causa. A equipe d’O SubSolo recebeu das mãos do Guilherme Gindri Pereira um material que foi disponibilizado pela banda para uma rifa solidária, onde o dinheiro arrecadado deste material doado será destinado a alguma ONG sem vínculo governamental.

SETLIST: Intro, Lucifer’s Empire, Doomsday, Aurora + Circle of the Damned, Valsa dos Exumados, The Fall, Ascension, Gates of Oblivion

As próximas bandas a tocar conforme a programação seriam: Desperate Soul – Death Metal (Blumenau) e Heia – Black Metal (Goiânia/GO) Porém houve uma mudança de último minuto no line-up, pois um dos vocalistas encontra-se internado por dengue, e alguns outros imprevistos que se apresentaram, e que impossibilitaram dar continuidade a apresentação das bandas mencionadas.

Nightfall:
A nossa headliner, Nightfall, embaixadores do metal extremo do mediterrâneo desde 1991. O primeiro lançamento internacional de uma banda de metal da Grécia, e que conta com um dos primeiros discos de death/black metal ao qual foram adicionados instrumentos acústicos e teclados, característica comum hoje em dia. Com três turnês europeias como headliner e outros grandes shows junto com bandas de grande porte como Slayer, Paradise Lost, Saxon, e outras, o Nightfall nos prova que o Metal europeu está mais vivo que nunca.

A banda que esteve no Brasil no ano passado, participando da décima quinta edição do Setembro Negro Festival, foi considerada pela mídia como uma das melhores apresentações, e após grande sucesso, decidem retornar ao Brasil, dessa vez prestigiando turnê própria ‘Darkness Forever Over Brazil‘. E nada menos, no palco da Box Club.

 

Atmosférico, absoluto e envolvente
Quem iria imaginar que na Grécia, aquele lugar que existe em nosso sonhos como lugar idôneo para nossa lua de mel, com as mais românticas, lindas e paradisíacas ilhas espalhadas pelos mares, existiria uma pequena turma trevosa que só emana escuridão e brutalidade. Pois é, este é o caso dos gregos: Efthimis Karadimas (vocal), Kostas Kyriakopoulos (guitarra), Michalis Galiatsos (guitarra), Vasiliki Biza (baixo) e Fotis Benardo (bateria) músicos acima da média que se juntam numa mistura de elementos de musicalização e letras sombrias tratando temas como a depressão. Um prato cheio para amantes do metal extremo.

Com riffs sinistros e poderosos, mantendo o clima imposto desde o começo do show, com passagens complexas que chegam a lembrar prog metal bem característicos do technical death metal e com vocais a jogo acompanhando feroz, guturais que se alternam de forma criativa, bem enigmáticos e sombrios, contornando no dramático, uma sinergia total. Uma ambientação criada com maestria. Além da peculiar vestimenta e acessórios que acompanham durante a performance, como um pequeno crânio cabeludo e uma faca prendida ao microfone durante todo o show. Arte em toda a sua expressão

SETLIST: Killing Moon, Ambassador of Mass, As Your God, Witches, Agita, Dark Red Star, Darkness Forever, Sheer Misfit, Death Start, Giants of Anger, Meteor Gods, Diva, Lesbian Show, Isthar

Para finalizar, o clássico: “Por último mas não menos importante” cabe um agradecimento especial à Necrovoid Productions, quem faz possível, e que vem produzindo ativamente uma grande quantidade de eventos e festivais para apoiar o movimento e a cena Underground, além da força que dá para quem trabalha na mídia. Sempre com capricho, com zelo e oferecendo a melhor qualidade.

E é claro, que também não iríamos deixar de expressar agradecimento à nossa querida casa de encontros: Box Club, por disponibilizar suas instalações para todos os eventos do underground, com estrutura, higiene, bar com múltiplas opções, diversão e conforto em dia. Sendo o principal cenário das experiências mais incríveis, de novas memórias e dos novos amigos nascidos em cada evento.

Das ilhas do Caribe. Una chica sin filtros e de opiniões impopulares. Licenciada em Design Gráfico com Pós-graduação em Docência no Ensino Superior. Atualmente Designer Gráfico Freelancer - Espanhol Nativo - English as a Second Language - Amante do café, literatura (História, biografias, romance literário) Rock/Metal e uma boa companhia. Ϟ Música é a minha terapia. "I love getting pretty & listening to violent music."︎ ✷ Stay Metal