Após o sucesso e a boa aceitação do seu último álbum intitulado Dívidas, Tretas, Muita Perseverança e Pouco Dom, a banda Laboratori volta com um trabalho inovador, prestando homenagem a três ícones da música brasileira: Charlie Brown Jr, O Rappa e Planet Hemp.
Pede a Bença, título do novo EP, é uma demonstração de respeito e admiração por essas bandas que não apenas abriram caminhos, mas também pavimentaram estradas no cenário do rock nos últimos 30 anos.
É inegável o impacto do Charlie Brown Jr na história da música brasileira, influenciando uma geração de bandas. Assim, não poderia haver abertura melhor para este EP do que com a interpretação de Confisco, um dos grandes sucessos iniciais do CBJr. O Laboratori preserva a estrutura original, adicionando suas peculiaridades à música e culminando com uma levada no estilo hardcore na parte final, mantendo a essência autêntica.
Outro gigante dos anos 90 e 2000, O Rappa, destacou-se pela fusão de gêneros como reggae, rock e hip hop. Entre os diversos hits da banda, a interpretação de Mar de Gente pelo Laboratori apresenta uma abordagem instrumental mais agressiva e enérgica, sem perder a essência sonora brasileira. Além disso, conta com a participação especial de Rappa Nui, vocalista da banda Indharma, agregando uma nova dimensão à música.
O Planet Hemp, uma das bandas mais polêmicas do rock nacional dos anos 90, trouxe a fusão do rap com a sonoridade da guitarra, criando um estilo único. O EP encerra-se com a música que leva o nome do próprio estilo do Planet Hemp: RAPROCKNROLLPSICODELIAHARDCORERAGGA.
Para representar a dinâmica das vozes de Marcelo D2 e BNegão, Laboratori convidou os vocalistas Gustavo Moretti e Marcel Serra, do Sujera. Com sutis alterações na letra e mantendo a essência da música, a banda finaliza seu tributo, destacando a potência da dupla de vozes do Planet Hemp.
Pede a Bença é mais do que um EP homenageando grandes nomes da música brasileira; é uma celebração da diversidade e da inovação que essas bandas trouxeram ao cenário musical nacional. Com uma abordagem respeitosa e ao mesmo tempo autêntica, o Laboratori reafirma a importância e a atemporalidade desses ícones musicais.
CONFISCO
MAR DE GENTE
RAPROCKNROLLPSICODELIAHARDCORERAGGA
Essa não é a primeira vez que o Laboratori grava tributos. Em 2020, lançou sua versão de Bulls on Parade do Rage Against the Machine, numa parceria com o Escombro. Em 2021, foi a vez do clássico Walk This Way do Aerosmith & RUN DMC, essa música é um marco por representar os primórdios da mistura de rap com rock, uma característica muito presente na sonoridade do Laboratori.
Vale ressaltar antes de finalizar, que Laboratori é uma banda genuinamente brasileira, onde promovem a parceria e criam laços fortes de união com bandas do país inteiro. Sem falar na integridade quando passaram por grandes obstáculos e colocaram em prática tudo o que compõem e recomeçaram do zero sem perder a pegada.
Laboratori é respeito e integridade.