Início Destaque Livro ‘Rádio e Rock no Rio Grande do Sul’ revela a perspectiva...

Livro ‘Rádio e Rock no Rio Grande do Sul’ revela a perspectiva de quem viveu a realidade da cena

Diego Weigelt, jornalista, professor e doutor em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, pela Universidade Nova de Lisboa, lançou recentemente o livro Rádio e Rock no Rio Grande do Sul, o segundo de sua biografia.

Segundo a descrição da editora, em 32 entrevistas e amplo referencial bibliográfico, não conta apenas a história do rádio e do rock gaúcho, revela a perspectiva de quem viveu de modo imersivo a realidade da cena musical e radiofônica dos anos 1980 até os dias atuais. Fala também sobre a influência das rádios Continental, Ipanema, Atlântida e Pop Rock, o bairrismo, a indústria cultural, as relações econômicas, as gravadoras, o jabá, o sertanejo universitário, as brigas, as redes sociais, o streaming e os desafios em tempos de internet. É um livro que busca a reflexão crítica, novos olhares sobre o passado e o presente do rádio e do rock em um mundo onde a única certeza é a mudança.

Em contato com a reportagem, Diego comenta: “Começamos, eu e o Diego Tafarel, um projeto inédito em abril de 2018, que buscava contar em livro e audiovisual a relação das bandas de rock com o rádio no Rio Grande do Sul. E não foi fácil! As 32 entrevistas demoraram para acontecer e em março de 2020 veio a tristeza da pandemia de Covid-19. Mas, assim como as alegrias, as tristezas não duram para sempre. Então depois de quase 6 anos, tenho o orgulho gigante de dizer que estou lançando meu segundo livro: “Rádio e Rock no Rio Grande do Sul”. É uma trabalho que busca desvendar os mistérios e entender a realidade sobre uma época que foi essencial para a história musical do estado. O que foi compartilhado no livro, certamente não se encontra de forma reunida em nenhum outro lugar“.

Através do Instagram @diegoweigelt o público pode adquirir sua edição, e tem acesso a uma prévia (através de um QR Code) do projeto audiovisual que o Diego Tafarel está criando, informa Diego. A redação encontrou também edições neste link.

Rádio e Rock no Rio Grande do Sul – Teaser 01 from Pé de Coelho Filmes on Vimeo.

 

Sobre a obra

O livro está dividida em duas partes: Rock e Rádio. No capítulo dedicado ao rock, o autor apresenta as falas de músicos das bandas Bandaliera, Taranatiriça, Garotos da Rua, TNT, Cascavelletes, Graforréia Xilarmônica, Engenheiros do Hawaii, Nenhum de Nós, Replicantes, DeFalla, Rosa Tatooada, Cidadão Quem, Ultramen, Acústicos & Valvulados, Comunidade Nin-Jitsu, Tequila Baby, Maria do Relento, Video Hits, Reação em Cadeia, Bidê ou Balde, Fresno, Cachorro Grande e Vera Loca, enquanto no capítulo voltado ao rádio, traz as entrevistas com os comunicadores Everton Cunha, Mauro Borba, Katia Suman, Gerson Pont, Eron Dalmolin, Alexandre Fetter e Fábio Codevilla.

Colorado e apaixonado pelo esporte como maior meio de expressão sociocultural, enxerga o Rock N Roll como ritmo de mesma sintonia e uma filosofia de vida. Fundador do podcast Metal Etílico, passou a fazer parte da equipe d'O Subsolo há anos, tem a mentalidade de que preservar a marca é o fundamental, assim preservando e espalhando a boa música e às amizades do mundão da música afora.