Desde que me conheço por qualquer coisa que seja no underground, acompanho o trabalho do conhecido Professor Harley. Nas rodas de amigos, sempre se falava do quão diferenciado essa pessoa era, sendo dando aulas, conversando ou discutindo sobre Metal e seus infinitos subgêneros em plena sala de aula.
 
A qualquer um que pergunte na região sul litorânea catarinense, quem são seus professores favoritos ou quais professores marcaram sua infância/adolescência você ouvirá o nome de Luiz Harley Caires. Que por muito tempo, conciliou família, estudos, ser professor e o amor pelo Metal nacional e toda suas bandas independentes.
 

 

Qualquer evento que tivesse na região, podia fazer chuva, sol ou qualquer tipo de atrocidade, sempre chegava numa moto, com seus coturnos, jaqueta de couro e sorridente por ter mais um evento para fazer a cobertura, essa é a simplicidade do criador do Underground Extremo.

 

Demorou um certo tempo para esse grande incentivador, criar o seu próprio projeto. Desde sempre acompanhou amigos e outros nem tão amigos por aí. Mas foi com o Underground Extremo que foi crescendo aos poucos, pegando o jeito de se interagir com as bandas e encontrar o seu espaço no cenário. 

Muitas das vezes, presenciei o mesmo corrigindo provas dos alunos e tirando alguns minutos para o café para escrever algo novo para o site, tratando-o sempre como um segundo filho, o qual se dedica incansavelmente até hoje e isso vai por muitos anos a frente ainda. Recebeu não de bandas que não acreditava nos eu trabalho, jogou-as para escanteio e bateu na próxima porta.

 
O destino pareceu saber que precisava de um braço direito, foi quando a também professora Carina Langa surgiu na vida do Harley, onde nos dias atuais tem um filho fruto deste relacionamento. Foi assim que de vez o Underground Extremo começou a engrenar como antes jamais visto.
 
Harley é o cérebro e conhecimento, sendo sua mente quase que uma enciclopédia do Metal, não tendo por acaso que os famosos TCC’s da vida foram baseados em bandas como por exemplo Miasthenia. Carina opera como a engenheira do Underground Extremo, onde com um simples notebook aprendeu a editar vídeos e imagens, aumentando ainda mais qualidade do site.
 
Neste final de semana que se passou, o casal realizou o sonho de fazer o seu festival. Não bastando apenas isso, fizeram dois festivais em 3 dias. Sendo na sexta-feira no aniversário do Nazareno, grande amigo do Harley, o Maledictus Nativatis e no sábado e domingo (26 e 27), o primeiro Underground Extremo Festival, que tive a honra de ajuda-los com os materiais gráficos.
 
Deixando todos ensandecidos, o Underground Extremo bateu o pico de quatrocentas pessoas ao vivo, deixando festivais maiores conceituados no chinelo. Seu YouTube deu um salto de 450 para 1.200 inscritos. Seu Instagram acaba de bater 3.000 seguidores e sua página no Facebook alcançando a marca de 7.000 likes/seguidores.
 
Mas qual o motivo de tudo isso? A resposta poderia ser valorização de um trabalho sério ou talvez as bandas enfim reconheceram a qualidade do Underground Extremo. Hoje o Underground Extremo não é ‘apenas’ um site, é também um podcast com mais de 120 programas na Mutante Radio, um canal no YouTube com uma vasto leque de opções bons vídeos direcionados ao Metal e um Instagram e Facebook bem cuidados que auxilia nas divulgações destes.
 

 

A essas horas qualquer outra mídia estaria descansando, mas aposto todas as fichas que o casal já está falando e programando a próxima data, junto de um caderno e caneta, estão rabiscando o nome das bandas que serão convidadas. Para quem fica com a bunda na cadeira com a mentalidade de que a cena está acabando, tem quem cria três filhos, da aula para mais de 100 pessoas por dia, faz almoço, limpa a casa e ainda tira tempo de apoiar as bandas.
 
Engulam o choro, façam mais. Compartilhar, comentar e indicar é de graça. Para você que só se preocupa em compartilhar e indicar a própria banda, minha lástima por pessoas como você que não agregam em nada. Parabéns Underground Extremo por mais essa conquista.