As músicas tem uma convicção tão forte que lhe molda a forma de ver o que acontece ao nosso arredor, não que quem ouve seja alienado, mas sim pela forma como expõem suas músicas, com a força do vocal e os instrumentais bem elaborados dando ênfase aos vocais, fazia um certo tempo em que não ouvia refrões tão sérios e bem pregados. A voz de Duzinho é tão suave e ao mesmo tempo tão agressiva, que alternam entre explicações e razões, a clareza exposta em todas as letras dão a entender a inteligência pregada pela banda na forma de compor, principalmente para a surreal, “Carta de um Suicida” que abre os olhos de como devemos ajudar as pessoas que pensam nesta barbaridade.
Mesmo que de certa forma seja notório diversas influências, a Melanie Klain não se rotula e consegue mesclar diversos estilos durante a trajetória do disco, do Thrash Metal ao Heavy Metal clássico, do Hardcore ao Rock ‘n Roll pegado e cru, uma mistura que só tem a agregar e tornando assim suas composições um prato cheio e interessante. A originalidade da banda sempre está em destaque, seja em suas composições ou sem seu marketing, os paulistas se preocuparam desde a composição de suas músicas até os mínimos detalhes do encarte do CD (destalhado no final deste).
Quando o termo “a banda para dar certo, deve ser comandada como uma empresa” entra em vigor, não tem como a banda não dar certo. O grupo é muito profissional e tem uma visão ampla sobre sua carreira, investem pesado e não estão para brincadeira. Pelo talento, o instrumental durante o álbum podemos notar diversas mudanças, de cadenciado a riffs mais rápidos, de pesado e furioso, desce para calmo e harmônico, todas as mudanças repentinas são dentro de uma única composição, enquanto vocal arrepia dos pés a cabeça, seja com seus agudos, seus vocais rasgados ou sua voz suave na citação de frases.
Os solos de guitarra são obras de arte muito bem planejadas e compostas. Uma sacada de um grande guitarrista, que ainda vai deixar sua marca no nome do Heavy Metal nacional. A cozinha da banda se desenvolve pelas doces mãos de Vick no baixo, que assumiu o cargo de baixista no meio das gravações e deu conta do recado. A bateria muito bem tocada e com grooves encaixados no momento certo, dão a certeza que temos aqui uma banda completa, não é atoa que a banda e suas composições ganharam o carinho de Caio MacBeserra do Project 46, aonde rasgou elogios ao grupo de Mococa/SP.
Não consigo falar de uma única coisa da banda e dar ênfase só a ela, tudo aqui me chama a atenção, foi uma das primeiras bandas que comecei a analisar quando começamos o blog e é indescritível o orgulho que tenho de ter recebido o físico dos caras. Mesmo em uma cena lotada de boas bandas, Melanie Klain sempre se destacará, seja pelo profissionalismo, pela inteligência ou por se doarem de corpo e alma para que suas composições toquem outras pessoas, assim como me tocou e me conquistou como um fã e amigo.
Sobre o Encarte
03 – Diálogo
Diálogo é uma música que defere palavras contra o sistema e para enfatizar a parte do encarte a banda fez um código binário logo abaixo da letra, escrito: 01001110 11100011 01101111 00100000 01110011 01100101 01101010 01100001 00100000 01110101 01101101 00100000 01100110 01101001 0110110 01101000 01101111 00100000 01100100 01100001 00100000 01110000 01110101 01110100 01100001 que significa : “NÃO SEJA UM FILHO DA PUTA”.
04 – Fé Cega
A faixa que fala que a fé cega seus seguidores, também tem coisas que impressionam no encarte, como por exemplo citações bíblicas descritas no encarte com os salmos na bíblia. Mas o que chama a atenção é no canto do encarte, que está descrito “XXº XXVIII’nIV”S XLVIIº nn’ XVII”W”, que no caso se substituir os “n” por “0”, você terá a latitude e longitude da cidade natal da banda, Mococa/SP.
05 – Guerra
A música fala um pouco sobre como seria uma guerra, aonde um soldado precisa de reforços e conta um pouco da politicagem dentro de uma guerra. E logo abaixo tem algo que me chamou a atenção, um código morse que descobri que traduzido diz “Mas se não há justiça, não pode haver lei”, ao questionar os integrantes, descobri que é trecho de uma música nova, acho que teremos novidades em breve.
06 – Marcas do Abandono
É uma música forte que lhe faz engolir um seco e suar frio. Você sente na pele como é a mente de uma pessoa que sofreu abandono, com frases “Rejeição, somente o que estou pra mim, solidão” e no encarte tem uma frase escrita ao contrário que se localiza em baixo de onde fica a letra que é “Eu morri amando cada um de vocês”, no minimo isto é arrepiante!
08 – Carta de um Suicida
Para mim uma das músicas mais geniais do álbum. Quem já teve suicídio na família ou no ciclo de amizade, sabe o quanto é doloroso perder alguém que quis que optar pelo fim da vida. A música além de muito bem escrita, trás esta ideia brilhante ao encarte, a letra é imposta no encarte como literalmente uma carta.
10 – Rede Social
Uma banda que quis complicar o encarte e prender o pessoal a ler e procurar saber o que é o que. Rede social trás o o QR Code, que se abrir com o celular você será direcionado ao facebook da banda e também trás a foto dos integrantes com códigos criptografados, que quer dizer o nome e a data de nascimento de cada um.
11 – Análise do Caos
A faixa que leva o nome do álbum é uma das mais fortes do grupo paulista, talvez a cantada com mais raiva e prazer. Como o encarte na minha concepção é uma continuidade do arquivo/pasta que esta no banco do carro na capa do álbum, o encarte desta música trás a ultima estrofe apagada como se alguém tivesse tentado apagar, mas uma folha de caderno colada como a segunda parte da música que foi encontrada pelo dono do arquivo, outra sacada de mestre.
12 – Reflexão
A unica que não está no encarte. Ai que você está enganado, ela está espalhada por todo o encarte com trechos colados em todas as outras músicas, de trecho em trecho que vai montando a letra da música. Mais uma sacada genial, por essa eu não esperava.
Muitas bandas não vem dando tanta atenção para seus encartes, geralmente encartes com as letras de músicas e algumas fotos, o que não deixa de ser bacana, mas este encarte da Melanie Klain é genial, um toque de mestre que prende a pessoa que adquirir o álbum a olhar e querer decifrar tudo que se encontra no encarte, que foi o meu caso. Gosto muito da sonoridade da banda, gostei da inteligência pregada nas composições e como conseguiram me prender no encarte por horas e horas.
O encarte ficou sob a responsabilidade do artista, Paulo Junior Lucis. Já a capa com a artista, Carol Navarro. Ambos são pessoas do ciclo de amigos da Melanie Klain, artistas que provaram que as bandas podem confiar em artistas locais. O encarte é essencial, sim!