Aos ouvintes de música pesada, principalmente do segmento Sludge/Doom, e igualmente apreciadores de RPG, temáticas fantásticas e afins, uma carta aberta: vos apresento aqui uma banda favorita em potencial, unindo o melhor dos dois mundos e canalizando elementos de inspiração desse universo de forma bem atrativa.

Bog Wizard nasceu em Michigan/EUA no ano de 2018 e traz para o jogo inspiração e referências veementes e marcantes do universo fantástico e dos imaginativos e viciantes jogos de RPG. O power trio formado por Ben Lombard (guitarra e voz), Colby Lowman (baixo) e Harlen Linke (bateria e voz) se apoia no cenário que trouxe ao mundo marcas poderosas (e que ainda repercutem e ressoam, capitaneadas mais recentemente por séries como Stranger Things) como Dungeons & Dragons para desenvolver o contexto de sua sonoridade e musicalidade. A banda já havia apresentado nos anos de 2018 e 2020, respectivamente, o EP “Campaign” e o single “Swamp Golem”, mas foi  com o excepcional “From The Mire”, o primeiro full album da banda lançado no ano de 2020,que conferimos de forma mais expositiva uma criativa e enérgica banda se fazendo presente. Apoiada por elementos das vertentes Sludge, Doom e Stoner, a Bog Wizard nos apresentou em seu trabalho de estreia ótimas faixas como “Tarrasque”, “Shapeshifter” e “The Orange Goblin”, descarada e deliciosamente influenciadas pelas temáticas de RPG

Posteriormente, mantendo a mesma essência e verve que basearam seu trabalho completo de estúdio de estreia, a banda veio a lançar um split com a banda americana Dustlord, intitulado “Four Tales of the Strange”, com duas faixas de cada lado, liberado no ano de 2021. Também em 2021 vem o novo álbum de estúdio da banda, o full “Miasmic Purple Smoke”, se dividindo entre o denso, o psicodélico e o lamacento, tal qual o debut “From the Mire”, apresentando lado a lado faixas curtas e interlúdios, e canções que passavam dos 10 minutos de duração. Em seguida, temos “A Frog in the Bog”, outro split da banda, desta vez lançado em 2022 e em conjunto com os conterrâneos da banda Froglord com mais cinco faixas.

Para apreciadores do universo dos jogos de mesa e das temáticas oníricas e fantasiosas, Bog Wizard é uma daquelas bandas que voa baixo, corre por fora e, para os que têm a sorte de chegar a seu contexto, se mostra como uma muito grata surpresa, do tipo de som que vai te acompanhar como trilha sonora de cabeceira por um longo tempo, quem sabe como trilha sonora em sua próxima campanha de RPG…

 

SIGA A BANDA:
INSTAGRAMBANDCAMP

Matheus, redator musical por paixão, crocheteiro por profissão e fã de Stoner Rock e Doom Metal por falta de rumo na vida. Fã de Black Sabbath, Motörhead, e igualmente de Michael Jackson e Abba. Criador do selo Bruxa Verde Produções e da Brasil Chapado. No gods no masters.