Formada na Suécia em 2003, a banda de Avant-Gard Metal Diablo Swing Orchestra é sem dúvida uma das bandas mais inovadoras do gênero. Desde o seu primeiro lançamento, o álbum The Butcher’s Ballroom (2006), o grupo, que atualmente é formado por oito integrantes, já traz uma grande variedade de estilos, embora esse primeiro álbum ainda tenha bastante influências sinfônicas e os vocais operísticos da então vocalista AnnLouice Lögdlund.


Os dois álbuns seguintes, o Sing Along Songs for the Damned & Delirious (2009), e o Pandora’s Piñata (2012), consolidaram ainda mais o estilo musical bem característico da banda, com misturas que vão desde o jazz, blues, até o swing e o prog metal, o que os torna bastante imprevisíveis, pois nunca se sabe o que virá. Um dos motivos desse som característico é o fato de a banda ter como instrumentos fixos o trombone, trompete e cello, que não são muito comuns numa banda de metal. Outra característica da banda é o uso de trocadilhos e metáforas muito bem feitas e bem humoradas em suas letras e títulos.

O álbum seguinte, Pacifisticuffs (2017), contou com uma grande mudança, pois a vocalista presente nos álbuns anteriores deixou a banda, que desde então tem Kristin Evegård no cargo. Diferente de AnnLoice, Kristin tem um vocal mais popular e bastante versátil, que a permite ter uma criatividade maior com sua voz.


Atualmente, o grupo está trabalhando em seu próximo lançamento, Swagger & Stroll Down the Rabbit Hole, que sairá em apenas uma semana, no dia 2 de novembro, e já conta com três singles divulgados, Celebremos lo Inevitable e Speed Dating na Arsonist e War Painted Valentine, que encontra-se a seguir:

Caroline é uma imbitubense de 19 anos, estudante de história, que ama fantasia e ficção científica e desde muito cedo descobriu no rock n' roll e especialmente no heavy metal uma de suas grandes paixões.