Hoje apresento um dos projetos mais interessantes que descobri recentemente, e creio que muitos ainda podem não conhecê-lo.

Inicialmente, o grupo possuía um nome (Swollen) e uma formação diferente, com Randy Butman (Silhaven), Jay FossenErin “Goat” Fuller (Cryptic Winds) e Richard Brunelle (ex-guitarrista do Morbid Angel). A sonoridade do Paths of Possession  é uma mistura de Heavy Metal tradicional com influências de Death Melódico sueco. A primeira demo da banda, Legacy In Ashes foi lançada de forma independente no formato CD-R no ano 2000.

Após o lançamento de Legacy of Ashes, Erin deixou a banda para se juntar ao Hell On Earth, sendo substituído por Brian Ridley (Cancerslug, Union Down) em 2002. Pouco tempo depois a banda foi procurada por Keith Suchland, mais conhecido como “Splattergod” para um próximo lançamento em CD.

Enquanto o grupo trabalhava, Butman foi convidado a se juntar ao Withered Earth, o que colocou todo o processo de gravação em pausa e o Paths of Possession em hiato. Pouco tempo após o lançamento do disco Of Which They Bleed (2003) o Withered Earth se separou, fazendo com que Butman retornasse para Tampa e começasse o processo de ressuscitação da antiga banda.

Como o então vocalista Bill Lander, havia se mudado para Nova York, Butman pediu ao velho amigo George “Corpsegrinder” Fisher (vocalista do Cannibal Corpse) para assumir os microfones. A nova formação então partiu para o Ozone Studios na Flórida em setembro de 2003, gravando as seis faixas que compõem The Crypt of Madness split álbum que a banda dividiu com o Dark Faith. O trabalho foi lançado pela Splattergod Records com tiragem de mil cópias.

A recepção fora tão bem sucedida, que o grupo e Splattergod já tinham planos para gravar o primeiro disco oficial da banda.

Logo após o lançamento do Split, no início de 2004, Richard Brunelle foi substituído pelo atual guitarrista Jack Goodwin, e o baterista Brian Ridley saiu para se juntar ao Cancerslug. Nick Goodyear do Dark Faith entrou em cena para assumir as baquetas.

O Paths of Possession estreou a nova formação na segunda edição do Gathering of Lowlifes Festival em 09 de abril de 2005 ao lado do recém-formado Hallow’’s Eve, Dark Faith, Gardy Loo e Eviscerated Zombie Tampon.

Foi também nessa época que o proprietário da Metal Blade Records, Brian Slagel, depois de ouvir The Crypt of Madness, abordou Fisher sobre a possibilidade de um contrato da banda com a gravadora, o que ocorreu em 2005.

Dessa forma, o Paths of Possession adentrou ao Mana Recording Studios e Razzor Media em São Petersburgo, para conceber Promises in Blood, com o renomado produtor Erik Rutan (que anos mais tarde assumiria as guitarras do Cannibal Corpse). Após o término das gravações, o disco foi enviado para West Side em Nova York para ser masterizado por Alan Douches, conhecido por trabalhar com bandas como Nile, Sepultura, Hatebreed, entre outros.

Em 2007, o grupo lançou um segundo trabalho intitulado The End of The Hour.

Atualmente, o Paths Of Possession consiste em Randy Butman (baixo), os guitarristas Jay Fossen e Jack Goodwin, o baterista Nick Goodyear e a lenda George “Corpsegrinder” Fisher nos vocais.  Você pode adquirir os dois álbuns lançados pela banda e mais de 1500 títulos disponíveis, clicando aqui.

Nascido no interior de São Paulo, jornalista e antigo vocalista da Sacramentia. Autor do livro O Teatro Mágico - O Tudo É Uma Coisa Só. Fanático por biografias,colecionismo e Palmeiras.