Início Destaque Topfive: cinco bandas com músicas longas para ouvir neste final de semana...

Topfive: cinco bandas com músicas longas para ouvir neste final de semana #222

Sábado é dia de Topfive aqui no Subsolo e a seleção de hoje é de músicas para combater o imediatismo, carregadas de elementos, arranjos grandiosos e complexidade, fazendo-as chegar a longas durações, algo bastante incomum em outros gêneros musicais menos preocupados com seu propósito artístico e mais focados em seus objetivos comerciais.

O Rock ‘n Roll originalmente era conhecido por canções de estruturas mais simples, em músicas que raramente ultrapassam os 3 minutos, diferente do Blues, por exemplo, que apresentava arranjos e composições mais longas, improvisadas e complexas. Com a evolução do gênero e o advento de novas vertentes, com destaque para o Rock Progressivo, as músicas tornaram-se mais elaboradas, elevando consideravelmente a duração de cada faixa.

No Topfive de hoje separamos 5 bandas e artistas brasileiros de Heavy Metal que mergulharam fundo em suas próprias composições e criaram músicas que ultrapassam os sete minutos, duração consideravelmente longa para os padrões do mercado. Prepare o fone e boa viagem:

01) Hibria – A Storm to Heal – 07:58 – Porto Alegre/RS

Faixa de encerramento do mais recente álbum de estúdio da renomada banda gaúcha, Hibria, A Storm to Heal é uma música que apresenta elementos bastante modernos, ainda que carregada de belíssimas melodias. A técnica apurada dos músicos em nenhum momento de seus quase 8 minutos de duração torna a faixa enfadonha ou desinteressante, pelo contrário, mesmo sendo uma música mais longa, a vontade é de ouvi-la novamente imediatamente após sua conclusão.

02) Tuatha de Danann – The Delirium Has Just Begun – 11:52 – Varginha/MG

The Delirium Has Just Begun é a faixa título e de encerramento do terceiro álbum de estúdio da clássica banda mineira de Folk Metal, Tuatha de Danann, lançado em 2002. Ela é também a maior música de toda a carreira da banda. Grandiosa e cheia de passagens absolutamente distintas, que vão do clima soturno criado pelas cordas e vozes hipnotizantes, passando pelo peso estonteante e pela viagem progressiva das longas passagens instrumentais, The Delirium Has Just Begun é um completo deleite para qualquer fã de boa música.

03) Terra – Against the Wind – 10:29 – São Paulo/SP

Against the Wind faz parte da epopeia Hypercube, um álbum grandioso criado pelo músico e multi instrumentista Lucas Barbosa, descrito como uma verdadeira viagem musical para quem gosta de músicas e viagens. Against the Wind é apenas uma das 3 faixas do disco que ultrapassam os sete minutos e se trata uma jornada épica carregada de um clima profundamente etéreo e espiritual, com uma atmosfera de elevação e transcendência que nos absorve completamente por uma viagem através de nosso presente e nosso passado.

04) Hugo Rioli – Vazio – 7:24 – Recife/PE

Cada composição do músico, compositor e multi instrumentista pernambucano, Hugo Rioli, é uma verdadeira preciosidade, mas Vazio mergulha dentro do âmago da alma do ouvinte e o leva a uma viagem pelos seus sentimentos mais profundos através de uma canção carregada de passagens progressivas, arranjos encantadores de música popular brasileira e uma composição de um bom gosto e senso artístico absolutamente raros.

05) Perc3ption – The Starry Night – 12:55 – Itapetininga/SP

The Starry Night é a faixa de encerramento do recém lançado terceiro álbum da clássica banda de Prog/Power Metal, Perc3ption. Esta é apenas uma das treze canções da Perc3ption que ultrapassam os sete minutos de duração ao longo de seus quinze anos de carreira, nos mostrando uma banda sempre preocupada em entregar músicas que expressem sua mensagem sem se limitar a qualquer imposição da urgência do tempo em que vivemos. The Starry Night é épica, belíssima e completamente avassaladora.

A Hell Yeah Music Company surgiu em 2020 a partir do sonho de dois amigos, Luis Fernando Ribeiro e Leandro Abrantes, que se conheceram há 15 anos por meio do Heavy Metal e tomaram-no como trilha sonora de suas vidas e matéria prima de sua arte. Respeito, valorização, criatividade e amor pelo que fazemos são nossos pilares. A #HYMC nasceu para quebrar padrões, ignorar estereótipos e dar suporte às bandas brasileiras que compartilham do mesmo sonho que nós. Baseada em Florianópolis, SC, a Hell Yeah atende bandas de todo o Brasil e de Portugal. Hell Yeah Music Company, música como experiência.