O fim de semana se aproxega, e o 20 de setembro um estalar brilhante para formar o famoso “feriadão” no Rio Grande do Sul referente a Revolução Farroupilha. Uma data muito festejada pelos gaúchos.



Tchê, esta edição do TopFive está louca de buena, referente às bandas gaúchas que representam este estado tradicionalista. Ninguém deveria esquecer suas raízes. A semana farroupilha tende a relembrar o começo da Revolução Farroupilha que ocorreu em 20 de Setembro de 1835, a mais longa revolução do nosso país, pois durou quase dez anos e tinhas como ideias a liberdade, igualdade e humanidade. Por isso, temos a semana que ocorre entre os das 13 e 20 de Setembro, para relembrar e fortalecer as raízes gauchescas e relembrar de quem lutou por nós. Vamos a playlist selecionada a dedo com a temática:

01) Carniça – Death Metal – Novo Hamburgo/RS

Nada melhor do que iniciar o TopFive com quem realmente estudou a Revolução Farroupilha para transformar em música. Assim como toda guerra, histórias obscuras estão presentes nesta página de 10 anos de revolução. 

02) Fuga – Hard Rock – Santa Maria/RS

No coração do Estado, Santa Maria foi considerada por anos a Seattle do Rock Gaúcho. Formou inúmeras bandas, inclusive faltaria TopFive para citar todas. Desta vez destaco a clássica Fuga, inclusive participou de programas televisivos da Rede Globo, e recentemente remasterizou alguns clássicos de sua carreira.

03) SAGA – Hard Rock – Júlio de Castilhos/RS

Recentemente o vocalista, Mario Dotto, estava celebrando aniversário, e nada melhor do que parabenizar o amigo com esta menção de uma cidade próxima de Santa Maria. A banda SAGA conta com seu nome em homenagem ao clássico anime Cavaleiros do Zodíaco e recentemente celebrou 100.000 plays na plataforma do Spotfy.

 

 

04) Doidivanas – Rock N’ Roll – Pelotas/RS

Bah! A expressão do Rio Grande do Sul mais utilizada e com vários significados em apenas uma expressão. O Doidivanas representou em letra um pedaço desta expressão.

05) Humberto Gessinger – Rock N’ Roll – Porto Alegre/RS

A canção Ilex Paraguariensis é um clássico da banda Engenheiros do Hawaii. O Humberto Gessinger fez a releitura deste símbolo tradicionalista, cuja a planta é conhecida internacionalmente pelo nome de Erva Mate. O gaúcho ceva a erva, ajusta a mesma na cuia com a ferramenta chamada de bomba e com água quente, constrói o chimarrão. Com água gelada, pedras de gelo e suco, também se faz o tereré. Como quem toma o café, no sul se tem o hábito de tomar uma das bebidas símbolo deste estado. Se você chegar no Rio Grande do Sul, e não for recebido com um chimarrão bem quente, você não é querido o bastante.

Colorado e apaixonado pelo esporte como maior meio de expressão sociocultural, enxerga o Rock N Roll como ritmo de mesma sintonia e uma filosofia de vida. Fundador do podcast Metal Etílico, passou a fazer parte da equipe d'O Subsolo há anos, tem a mentalidade de que preservar a marca é o fundamental, assim preservando e espalhando a boa música e às amizades do mundão da música afora.