Início Destaque Topfive: cinco bandas para ouvir neste final de semana #185

Topfive: cinco bandas para ouvir neste final de semana #185

Mais um final de semana pela frente, mais algumas palavras sendo escritas e bandas ouvidas entre um gole de café e outro. Inicia-se o mês de Março, completando um ano em meio a um cenário atípico e turbulento.

Isto dito, venho aqui com cinco indicações de bandas em minha estreia no Topfive visando preencher vosso final de semana com distração, barulho e novidades. E hoje, deixo aqui no Topfive temático cinco bandas brasileiras com forte presença feminina, seja no vocal, cordas ou bateria. Confiram!

01) Cassandra – Sludge Metal – Curitiba/PR

Com uma condução precisa e hipnótica de Karina D’Alessandre na bateria e a voz rasgada e as cordas de Daniel Silveira, o duo Cassandra evoca o misticismo grego, a Tragédia e o mais visceral e lamacento Sludge Metal com sua sonoridade entorpecida, brutal e catártica.

A banda nascida em 2014 trouxe em 2015 seu álbum debut Antumbra com seis faixas providenciando  uma avassaladora e profunda experiência sonora de imersão, especialmente nas suas apresentações ao vivo que parecem chegar ao ponto de abrir um buraco negro no meio do palco.

02) Fataar – Rock´n Roll/Metal – Cabo Frio/RJ

Se nada é sagrado, todo barulho é bem vindo e extremamente desejado na sonoridade desse quinteto oriundo da cidade de Cabo Frio, Rio de Janeiro. Originalmente tendo Rodrigo Animal no vocal, a banda formada em 2015 posteriormente firmou a presença de Raísa Neves no vocal, fator que reforçou a força e magnetismo do grupo.

Sem se firmar em uma única vertente, ao mesmo tempo que passeia pelo Hardcore, Metal, Stoner e o mais puro Rock´n Roll, o quinteto completo por Davi Baeta (baixo), pelas guitarras de Alexandre Machado e Danilo Perrote, e pelo peso monumental da bateria de Thiago Lagarto, lançou seu primeiro full Nada é Sagrado em 2017.

03) Fools Paradise – Stoner/Doom Metal – Feira de Santana/BA

Inspirada por nomes como Black Sabbath, Jex Thoth, Purson e Windhand, a banda Fools Paradise de Feira de Santana/Bahia traz o apelo do Stoner Rock e do Doom Metal em seu primeiro single Confused Mind.

Tendo em sua formação três músicos da já conhecida banda baiana de sludge/doom Erasy, a banda foi idealizada pelo guitarrista Gabriel Mattos e tem a poderosa e ao mesmo tempo macia e encantadora voz de Iasmim Bastos na liderança, propiciando um ótima peça de entorpecimento com seu single de estreia lançado em Fevereiro, no mesmo dia em que há 31 anos o Black Sabbath lançava seu primeiro álbum.

04) Cigarkills – Garage/Noise Rock – Florianópolis/SC

Pense em uma mistura de Sonic Youth com Pixies e algo de stoner rock diretamente dos anos 90, e comece a ter uma idéia da bagunça boa e divertida que é o som da Cigarkills, banda formada na capital catarinense em 2017.

Com nomes egressos de variadas bandas da cidade, remetendo a “primórdios” do underground florianopolitano, a Cigarkills propicia ótimos momentos de distorção e apelo sonoro primitivo e eletrizante com sua sonoridade simples, porém cativante e eficiente, com a guitarra certeira e reverberante de Jéssica Gonçalves.  A ela, se juntam Francis Persich (vocal), Leandro Lopes (bateria) e Fernando Portela (baixo).

Com seu último lançamento No One to Blame, ótimo EP de 2019, entregaram quatro faixas ao mesmo tempo pesadas, dançantes e urgentes, pra Rock´n Roll nenhum botar defeito.

05) Hell Lotus – Garage/Stoner Rock – Mossoró/RN

Duo liderado por Vitória Bessa na guitarra e voz, e com Gilderlan Holanda na bateria, o Hell Lotus da fervente Mossoró traz pra festa elementos de bandas como Queens of the Stone Age, Death From Above 1979 e Black Keys.

Seu lançamento mais recente é o single Mulungu, som groovadão e malemolente lançando em Maio de 2020, e a banda já conta com participação no tarimbado festival potiguar DoSol, sendo um nome a se guardar com carinho para o futuro.

Matheus, redator musical por paixão, crocheteiro por profissão e fã de Stoner Rock e Doom Metal por falta de rumo na vida. Fã de Black Sabbath, Motörhead, e igualmente de Michael Jackson e Abba. Criador do selo Bruxa Verde Produções e da Brasil Chapado. No gods no masters.