Em mais uma edição do nosso Topfive, trago aqui uma seleção de artistas que, com sua altíssima qualidade, fazem a diferença dentro de seus diferentes estilos musicais e também do nosso underground. Aproveitem!
1) Confraria da Costa – Rock Pirata – Curitiba/PR
Fazendo um som que mistura gêneros como jazz, folk e blues, e com letras que tratam de temas da sociedade, sempre com muito bom humor e agito, o grupo já tem três álbuns de estúdio e recentemente lançou o single Polka do Diabo.
2) Orthostat – Death Metal – Jaraguá do Sul/SC
A banda foi formada em 2015 e traz um som pesado com letras que remetem a temáticas sobre civilizações, costumes e guerras do passado. O álbum de estreia é o Monolith of Time, de 2019, e o lançamento mais recente do grupo, é o single Null (2020).
3) Föxx Salema – Heavy Metal – Bragança Paulista/SP
A vocalista, que fez seus primeiros shows ainda nos anos 90, busca trazer em suas músicas uma versatilidade de estilos, tendo diversas influências. Föxx é uma grande representante das causas trans e LGBTQIA+ dentro da cena, algo que reflete em suas letras, que tratam também de temas políticos e sociais, baseados em suas próprias vivências. Em 2021, lançou seu mais recente single, You’re the Next.
4) HellLight – Funeral Doom – São Paulo/SP
Uma das pioneiras do estilo no Brasil, a banda está na ativa desde 1996, trazendo em seu som a combinação perfeita de melancolia e peso. Com temas como tristeza, solidão e morte, seu trabalho mais recente é o clipe para The Dead Moment, do álbum Until the Silence Embraces (2021).
5) Mãos Fúnebres – Post Punk – Campina Grande/PB
O grupo, que traz uma mistura de gêneros como o Post Punk, o Darkwave e o Deathrock, apresenta em suas músicas a melancolia acompanhada por batidas características do estilo. Seu mais recente trabalho é o álbum O Tempo Urge, lançado em 2021.