Não sei até que ponto precisamente a suposição de que um bom disco começa por uma bela capa é inteiramente infalível e à prova de percalços. Possuo memória, recente inclusive, de um bom número de oposições à essa máxima: igualmente, tanto bons discos com capas lamentáveis quanto excelentes artes ilustrando lançamentos sofríveis. Felizmente, ter a sonoridade do álbum Capricornvs, novo trabalho do sexteto argentino de folk metal Cernunnos ressoando eficientemente nos ouvidos, é um alento para qualquer decepção recente.

A portentosa arte da capa de Villy Villian, talentosa ilustradora argentina, se junta a um material de grande nível técnico, criativo e de execução nesse álbum lançado em 30 de Abril. Capricornvs é a nova empreitada da banda argentina formada na cidade de Buenos Aires em 2012, e nos traz onze peças (três delas instrumentais) ao longo de pouco mais de 37 minutos de duração. Oscilando influências e similaridades sonoras com nomes como Skyclad, Eluveitie e Borknagar, a banda apresenta o equilíbrio entre o folk e o “melodeath”, ostentando um apuro cerebral na dosagem dos elementos e no encaixe entre eles. Com a ênfase do elogio no trabalho de bateria (as mesmas gravadas por Ezequiel Remus) e no “embate” vocal dos membros Pablo Schivo e Juan Diego Muñoz, a banda percorre um caminho épico ao estilo celta, empunhando sua sonoridade como uma espada claymore. Logicamente ao som de bumbo duplo, riffs massivos e instrumentos como violino, flauta e bouzouki.

Mesclando elementos de um metal mais tradicional e sonoridades mais contemporâneas com a verve clássica e características do folk metal, transitando de forma natural e fluida entre o novo e o clássico como em uma dança muito bem ensaiada, somos apresentados a boas músicas: desde a marcante e frenética abertura de The Crowning alternando vocais limpos e épicos com guturais somado à presença sempre marcante do violino (a cargo de Juan Diego); até a “Eluveitiana” faixa instrumental Durno com seu contraste impávido entre a delicadeza do trabalho de cordas do violino e o rompante da bateria; passando ainda pela inusitada abertura e recompensador desenrolar de Ain´t no Hero. Enfim, são vários pontos de destaque no álbum.

Admitindo que as vertentes presentes nesse lançamento não estão usualmente entre os materiais que mais costumo ouvir, mas tendo dado o benefício da dúvida e muito sendo recompensado por isso, finalizo a escrita com todos os possíveis elogios à banda Cernunnos e seu mais novo trabalho Capricornvs, entregando o que acredito ser um prato cheio para os fãs do gênero. E mesmo para os não iniciados, uma experiência de qualidade e divertida.

 

 

INFO:

Produzido por: Pablo Schivo
Gravado, mixado e masterizado por: Pablo Schivo em KNOT Studios
Lançado em: 30 de Abril/2021

TRACKLIST:

01) Uphia
02) The Crowning
03) Torc
04) Capricornvs
05) The Svmmoner
06) Durno
07) CuChulainn
08) Ain´t no Hero
09) The Arcane Below
10) Survivors
11) Tebsaia

LINEUP:

Pablo Schivo – vocal / whistle / bozouki / hurdy gurdy
Joaquín Gomez – guitarra
Hernán Barbieri – guitarra
Fernando Marty – baixo
Nicolás González – flauta
Juan Diego Muñoz -violino / vocal

SIGA A BANDA:
FACEBOOK
INSTAGRAM
YOUTUBE

Matheus, redator musical por paixão, crocheteiro por profissão e fã de Stoner Rock e Doom Metal por falta de rumo na vida. Fã de Black Sabbath, Motörhead, e igualmente de Michael Jackson e Abba. Criador do selo Bruxa Verde Produções e da Brasil Chapado. No gods no masters.