Há pouco tempo eu pude observar de perto como fica a mente de um músico que está dando o sangue por uma banda e do nada acontece algo que tira a banda da jogada, deixa o nome queimado e as portas fechadas… Como proceder nessa ocasião?

O caso será o seguinte:

Você já toca na banda e o um dos integrantes resolveu se envolver em um problema pesado (deixo aqui por conta de vocês o problema) e agora toda a sua base de fãs, assessoria, imprensa e contatos não querem mais nem ouvir falar do nome da banda!

Famosa persona non grata.

Só que você não fez nada, seu trabalho era ser instrumentista e você o fez bem feito, sua carreira irá para o vinagre por causa das ações do fulano?

Vou abrir um parênteses aqui para passar um segundo caso um pouco menos bombástico, que seria você ser convidado para entrar em alguma banda. Aí sempre cabe pesquisa sobre a banda e os músicos para checagem ‘pré-problema’, certo? Parênteses fechado.

Então do dia pra noite a casa caiu e você vê sua banda em manchetes negativas, seus contratantes fecham a porta no se nariz e os fãs distribuem unfollow…

Vamos elaborar agora uma lista de ações para que sua carreira permaneça correndo sem maiores prejuízos.

Descubra exatamente o que aconteceu, ouça lados do problema, tire sua conclusão e a partir daí;

Venha a público com a sua opinião sobre o caso e deixe claro que cada um responde pelos seus atos particulares foa da banda apesar de serem um grupo;

Entenda que o público agrega o nome dos músicos à banda e a recepção pode ser hostil. Ter paciência e responder tudo o que for perguntado é uma arte nesse momento;

Evite minimizar o problema, foi grave, encare como tal;

Acione seus contatos mais próximos, entenda a opinião e postura deles e a partir daí elabore um plano de ação que envolva a seguinte decisão:
a) Eliminar imediatamente o integrante que gerou o problema ou,
b) Iniciar uma nova banda e vincular as conquistas da anterior, sem o integrante problemático;

Entenda e exponha que o fulano é responsável pelos próprios atos, maior de idade e capaz. Seja qual for a ação decidida anteriormente, é reflexo das atitudes daquela pessoa. Não se coloque em posição de carrasco;


Feito esse primeiro momento de explicações e decisões, é muito importante entrar de cabeça na nova fase decidida.

Sendo a mesma banda, o público e os contratantes precisam ver que tudo continua igual ou até mesmo mais interessante, para assim, a imprensa também ter algo bom para mencionar e melhorar a imagem da banda.

Sendo uma nova banda, a público precisa tomar sua decisão e iniciar o trabalho de seguir o novo projeto.

Basicamente, dos dois lados, é necessário criar novas notícias para que a fase de filme queimado seja superada. Repare que nada será apagado e sim, superado. O problema vivido se torna uma mancha na história da carreira.

Não necessariamente na sua carreira especificamente, mas na banda como um todo. Acostume-se com comentários ácidos por um tempo, até as notícias voltarem a ser favoráveis.

Por outro lado, vamos pensar num caso onde você foi o gerador do problema. Sim, pode acontecer, existem muitos problemas aí para serem vividos, certo? Ok, você foi acusado de estar envolvido num problema grave e a imprensa já te pegou para malhar.

O que fazer em uma lista prática:

Assuma o que for real e entre em conflito pelo que não for. Seja sincero, honesto e acima de tudo, não envolva pessoas que não tenham nada a ver com o caso;

Vá a público explicar a situação e deixe claro que os integrantes da banda não tem nada com isso;

Aceite as críticas e lide com os ataques, afinal se a culpa é sua é melhor assumir logo e resolver da melhor maneira;

Proponha uma reunião com a banda e entenda a posição dos outros integrantes sobre o caso;

Assim que a banda decidir o que fazer, entre em contato com os contratantes e quais mais contatos estiverem na sua mão e explique o ocorrido e a decisão;

O caso da mancha em carreira realmente é complexo e dependendo do caso, irreversível.

É muito mais fácil se safar de um problema grave quando se tem uma boa imagem. Se você já é uma pessoa difícil de lidar, num caso desses a parte ruim se amplifica, não é legal.

É possível uma banda com o nome queimado voltar ao normal e limpar o nome?
Sim, claro, tudo vai do jeito que a banda lida com a situação

Dá pra reconquistar fãs e retomar uma carreira depois de estar numa banda que se queimou?
Sim, é possível desde que você saiba se expressar.

Tudo está diretamente conectado com a sua comunicação e o seu estilo de vida. Quanto mais acessível você for, mais fácil será para retomar a carreira.

Tecladista desde cedo, produtor musical, atua exclusivamente na área musical com bandas, aulas e estúdio.