Banda tem show marcado, público ansioso nas redes sociais, temos tempo de palco.

Como organizar o setlist?

Normalmente o setlist acompanha a banda pela tour completa, muitas vezes sem nenhuma alteração.

Quando for ocorrer gravação de disco ao vivo ou de vídeo, o setlist permanece ainda mais intocado, para evitar enganos e novidades que podem vir a causar desastres no palco.

Na hora de montar o repertório o que devemos ter em mente?

Caso concreto e simples supracitado, bora definir detalhes e dar exemplos!

Raciocínios de prancheta:

– Quantos discos temos gravados?;
– Queremos empolgação constante ou variações?;
– As músicas geram fadiga para algum instrumentista?;
– Indicadores digitais;
– Super Hit.

Sobre a quantidade de discos:

O material que a banda tem disponível é fator imprescindível para definição de setlist.

Se a banda tem pouco material, consequentemente pouco tempo de show ou inserção de covers, por outro lado, pode-se inserir músicas inéditas para aumentar o tempo de evento.

Banda com maior quantidade de discos, ocorre seleção de músicas.

Conheça seu repertório e seu público alvo.

Sobre sensação de evento:

É praxe iniciar o show com música forte, impactante, manter por curto espaço (2 ou 3) e cair um pouco o ritmo para retomar a energia e depois repetir o processo, duas ou três vezes ao longo do evento.

A banda pode ter um estilo que precisa de som forte e empolgante o tempo todo, ou, banda mais lenta que precisa manter a energia no mesmo patamar.

Saiba controlar seu público e alimentar a energia correta.

Sobre cansaço:

Muitas vezes um estilo musical acaba por exigir de um ou outro músico, seja uma bateria mais rápida, um vocal mais forçado ou um solo mais elaborado. Nestes casos, o músico pode precisar de um respiro na próxima música para ter saúde instrumental para continuar o show ou mesmo a tour.

Sendo assim, é interessante entender qual é ou quais são as músicas que geram essa fadiga em determinado músico e então, colocar numa posição do setlist que possibilite o descanso e manutenção.

Converse com a banda, entenda as necessidades de cada um.

Sobre indicadores modernos:

Hoje em dia temos medidores em tempo real de curtidas, ouvidas, downloads, etc,etc, etc. Toda e qualquer movimentação do fã pode ser monitorada e estudada.

Obviamente é muito importante entender o que o fã quer ouvir num show.

Mais do que isso, é possível identificar em cada país ou cidade, qual é a preferência daquele local, podendo ser gerada uma ordem de músicas especial para cada localidade em que a banda estiver! Louco isso né?

Utilize ferramentas para melhor atender seu público.

Sobre música de trabalho:

Conhecendo seu público, seus integrantes, seu alvo e tudo mais, obviamente que a sua banda tem uma música que teve uma explosão maior que as outras, certo?

Não necessariamente é um single, pode ser uma favorita de algum disco, até mesmo uma antiga.

O que vale aqui é saber qual é a favorita do público para posicionar estrategicamente no setlist e criar o ponto alto do evento.

Saiba o que agrada seus fãs, estude eventos anteriores.


Um bom setlist passeia pelas fases da banda, mostra a performance atual e ouve o fã.

Esses pontos são complexos para medir mas, se estudados com atenção podem transformar um simples show num evento memorável.

Já trabalhei com banda que comprou um aplicativo para o público pedir músicas e, em caso de banda de bar, cover, fez muito sentido tirar o famoso papelzinho de pedidos e utilizar uma ferramenta moderna e em tempo real. Para banda autoral isso não faz muito sentido prático, mas pode ser utilizada a ideia de outra forma, como enquete de rede social, por exemplo.

Um outro caso que vivenciei foi em show onde o público começa a pedir uma música específica e a banda ou toca terrivelmente mal ou simplesmente foge do pedido. Isso é um marco histórico na vida do fã, é muito importante conseguir tocar suas músicas existentes porém que estejam fora daquele setlist para uma eventualidade dessas.

Bora preparar shows que o mundo está (devagar) voltando ao normal!

Tecladista desde cedo, produtor musical, atua exclusivamente na área musical com bandas, aulas e estúdio.