01) Intereffect – Metal – Guarulhos/SP
(Produção: Xtudo Obze / Eduardo Souza)
Me dou ao privilégio de iniciar essa pequena lista, com uma das bandas que mais acompanho no cenário nacional. A Intereffect tem tudo o que um bom degustador de Metal exige. Riffs, groove e muita melodia. O seu recém videoclipe lançado de “Recomeço”, demonstra uma banda madura que busca evolução a cada material divulgado e isso torna essa, uma das bandas que mais gosto atualmente.
02) Hempadura – Hardcore/Punk – Porto Alegre/RS
(Produção: Hempadura / Coletivo Catarse – Imagens: Sheiná Botega / Billy Valdez)
“Cidadão de Bem” é uma das maiores obras de arte do Hardcore nacional, lançado no último disco do grupo gaúcho, intitulado “Artigo 331”. A música reflete o problema do falso moralismo padrão, o falso religiosismo e o falso ‘cidadão de bem’, aquele famoso canalha que planta uma imagem na qual é acobertada em baixo dos panos por um mal caráter e se tem um videoclipe que conseguiu extrair uma verdade nua e crua, foi este do Hempadura.
03) Abominação – Grindcore/Metal – Lages/SC
(Produção: Gabriel Coelho)
Vou ser sincero, eu gosto quando uma banda de Metal lança algo com polêmica, colocando dedo na ferida e nem ai para a cicatrização. “Semo Serpentum” mostra o falso religiosismo pregado por aqueles ‘servos de Deus’ de que tudo o que eles fazem é de certa forma ‘perfeito’. É uma crítica para os falsos religiosos, admiro os verdadeiros, porém o teatro é forte e alguém precisa fazer uma crítica quanto a isso, assista este videoclipe do power trio lageano.
04) Reviere – Rock – Santo André/SP
(Produção: Foggy Filmes / Direção: Júnior Carelli e Rudge Campos)
Trago como quarta banda da lista, a excelente Reviere de Santo André. Com um videoclipe um tanto quanto mais simples das outras que estão na lista, porém a música “Labirinto” é uma música que eu ja tinha ouvido em outra oportunidade e afirmo, é uma das melhores da banda. O show de imagem distribuida no videoclipe é excelente e o cenário montado, coopera muito para uma obra fantástica. A música “Labirinto” com pitadas que vão do Rock até o Grunge, traz uma fábrica de bons riffs, peso e métrica vocal que impactam e impressionam.
05) Ossos Cruzados – Hardcore/Thrash Metal – Taboão da Serra/SP
(Produção: Obze Arte)
Conhecia a Ossos Cruzados, mas não ouvia muito com atenção. Quando saiu o preview do videoclipe “A Prova de Morte” o riff do começo me convenceu, “eu preciso ouvir melhor essa banda”. A única coisa que me arrependo é de não ter começado a ouvir com mais intensidade antes. O videoclipe tem cenas que me prenderam e me fez assistir no mínimo dez vezes a primeira vez. Como tinha falado, os riffs são contagiantes e o breakingdown na música faz bater cabeça involuntariamente. Gosto do cenário de uma oficina e as cenas de carros, casados com outros apresentados no clipe, demonstra o cuidado que a banda teve junto a responsável pela produção, de apresentar um videoclipe ímpar e conseguiu, é muito bom.