O exímio cantor e multi-instrumentista paulista de Hard Rock Fabiano Negri, que lançou recentemente seu novo álbum solo ZebathY, primeira incursão solo em um trabalho totalmente dedicado e voltado para o Heavy Metal clássico, acaba de disponibilizar o videoclipe para a excelente faixa Princess’ Stoned Sleep.
“Minha ideia inicial era fazer um álbum que buscasse a sonoridade dos primórdios do metal”, comentou Fabiano. Mais que isso, com ZebathY o músico criou um álbum conceitual que trata do preconceito velado, que ele veio identificando durante os últimos anos, contra as mulheres no ambiente do Rock e logicamente do Heavy Metal, em especial nas redes sociais. “Desde o simples ‘não gosto de bandas com vocal feminino’ até o escracho, uma combinação de sexismo, machismo e misoginia”, identifica ele.
Princess’ Stoned Sleep narra a transformação da personagem principal de ZebathY, sendo o momento em que ela é cobrada pela entidade que a ajudou na sua vingança. Sua abordagem mais psicodélica ilustra seu sonho destruído.
“Na concepção do instrumental eu pensei num encontro entre Black Sabbath e o som lisérgico de São Francisco, e acabou se tornando em uma faixa bastante diferente dentro do álbum”, continua Fabiano.
As gravações foram feitas numa sala da escola de música de Fabiano Negri, a Cultura Pop, foi dirigido por Flávio Carnielli, ganhador de vários prêmios por conta de curtas metragens de terror, editado por Ian Pinheiro – filho de Fabiano que também participou dos backing vocals da faixa – e contou com a incrível interpretação da atriz Helena Oliveira como a personagem principal.
“Cheguei a escrever músicas para dois de seus trabalhos: “Eternidade” e “Boneca”. O cara é um mestre! Foi muito bom conseguir tê-lo junto comigo nesse projeto, pois ele realmente conhece como poucos a linguagem do tipo de terror que eu queria. É um vídeo simples, honesto, porém fortíssimo!”, conclui o cantor.
Uma história densa como essa, que em alguns momentos se aproxima do horror, merece um som à altura. Assim, o peso predomina por todas as 8 faixas de ZebathY. A guitarra bem timbrada de Fabiano (que também gravou vocais e bateria; Ric Parma encarregou-se do baixo) é o fio condutor auxiliada por criativos arranjos de bateria, o que faz com que o trabalho tenha o clima que seu tema exige. Não é à toa que, após seu lançamento oficial, ZebathY alcançou números expressivos de audições nas plataformas de digitais e vendas de CDs físicos!
“Estou muito contente em ver que os números de “ZebathY” estão indo muitíssimo bem, crescendo cada vez mais semanalmente não só no Brasil, como também no mundo! Isso me prova que, por mais vertentes que o Metal contemporâneo possa ter sempre, as pessoas vão curtir o bom e velho Heavy Metal clássico! Está impregnado no DNA de todo headbanger!”, finalizou empolgado Fabiano Negri.
Assista Princess’ Stoned Sleep: