Balthazar é uma banda verdadeiramente Rock ‘n Roll. Com sua proposta setentista no som e na estética, traz em suas músicas riffs, melodias marcantes e solos psicodélicos. Suas letras em português, não o prendem em sua maneira de compor. Tem como influências o Black Sabbath, Led Zeppelin e Pink Floyd, até ai algo natural de uma banda de Rock, mas logo ali, eles deixam explicito as influências de Secos & Molhados, Mutantes e Raul Seixas e é ai que começamos a entender um pouco da banda, mas não tudo.
A banda existe desde 2014, formada na região sul catarinense já lançou diversos materiais para lá de interessante, mas acaba que sempre consegue surpreender com algum material diferente e de qualidade, mesmo com pequenas trocas na formação como aconteceu recentemente. Conversamos com o baterista Guigo Cardoso sobre este novo lançamento.
Como surgiu a letra e construção de “Caminho do Eremita”?
Guigo Cardoso: Então… A letra é do Cedrick Moraes e Raul Galli Alves. Foi criada a um tempo e colocada pra criação durante o tempo de pandemia. O single, que estava somente na letra e guia de guitarra começou a ganhar forma e fomos mandando os arquivos uns aos outros e trocando ideias. Inicialmente chamava-se A MONTANHA, mas depois de uma análise revimos o nome, porque ela realmente parecia falar da busca do Eremita, que busca o encontro consigo mesmo, o refúgio, a calma, e a paz pra entender a vida. O Eremita, a carta do Tarô fala bem disso, e na banda, em nosso primeiro álbum, já havíamos feito menção a este oráculo.
Poderia falar um pouco sobre a gravação e produção do vídeo?
Guigo Cardoso: Cada um gravou da sua casa, produzindo os vídeos como podia. A montagem do audiovisual foi feita pelo Raul e todos cooperaram para isso. Já a parte de gravação, foi com o Lucas Rosso, o nosso “Ervilha”, ele que fez a captação da bateria e recebeu todos os áudios para depois mixar e masterizar. O Lucas também faz parte do projeto, pois fomos contemplados pela Lei Aldir Blanc. Sem falar, que o Lucas também auxilio o pessoal remotamente para a qualidade das gravações da guitarra, baixo e bateria, para tudo ficar dentro do esperado, então ele tem uma mão de peso no resultado final do nosso novo single.
O novo single também está disponível em todas as plataformas de streaming, mas enquanto isso, você pode ouvir e acompanhar o vídeo na íntegra: