Promovido pela banda ENKRENKA, a segunda edição do festival Gaspar Distortion realizada no dia 15/06/2022 (sábado) no Espaço Terral em Gaspar/SC reuniu amigos, fãs e entusiastas das bandas do underground de diversas cidades do estado catarinense.

O evento teve suas portas abertas as 19 horas com início dos shows as 20 horas, o lineup foi composto por Alomorfose, Atheros, Stone Wizards, Enkrenka, Overblack e Break The System. A seguir você pode conferir um pouco de como foi este festival:

Alomorfose

Foto por Felipi da Silva (@fesilvafotos)

Dando início ao evento, o grupo teve a grande missão de abrir o lineup da noite e fizeram isso com muita propriedade, com um setlist recheado de surpresas e bastante inovação, a jovem banda de Blumenau – SC, realizou uma performance trazendo ao público um setlist recheados de clássicos do Rock ‘n’ Roll Nacional e Internacional, e do Pop Rock através de uma forma alternada, assim despertando a curiosidade dos ouvintes a cada faixa tocada. Foi uma apresentação digna para abrir o evento e arrancar elogios do público que recém chegavam no evento

A banda é composta por: Sâmela Ferreira no vocal, Darwin no piano, Alisson na guitarra, Noemi no baixo, Pedro Simão na bateria. A setlist apresentada contém as seguintes faixas: Smells Like Teen Spirit + Billie Jean, Tudo o que ela gosta de Escutar, What’s up, Feeling Good, Habits, I Wanna Be Your Slave, Dream On, It’s My Life, Seven Nation Army, Máscara, Beat it, Bad Romance e Admirável Chip Novo.
Por: Gustavo Martin

 

Atheros

Foto por Felipi da Silva (@fesilvafotos)

Em seguida, com um estilo mais agressivo o trio de Jaraguá do Sul – SC, representado pelo Marco no vocal, Erick na Bateria e Kristian no baixo, realizou a sua apresentação fazendo os presentes bateram muita cabeça em uma performance digna para os apreciadores do bom e velho metal e suas vertentes. A banda tem como característica alterar estilos subjacentes do heavy metal em suas músicas, fazendo assim um estilo próprio da banda e comprovando a qualidade técnica dos integrantes que dominam as características dos estilos apresentados.

Durante a apresentação da banda, o vocalista e aniversariante do dia, Marco, realizou um discurso agradecendo aos presentes por ser um dia marcante em sua carreira musical. A setlist da banda foi composta pelas seguintes faixas: Inocentes, A fera, História e Invenção, Pátria Amada, Ingratidão, Ukraniano, As Verdadeiras Faces e Atheros.
Por: Gustavo Martin

 

Stone Wizards

Foto por Felipi da Silva (@fesilvafotos)

A terceira banda a performar e com uma missão de manter os ânimos do público em pé, o que não foi uma tarefa dificil para o grupo que vinha diretamente de Balneário Camboriú – SC, o trio formado por Chacal e Paulo nas guitarras e vocais, e Felipe na Bateria e back vocal, realizaram uma apresentação recheada de músicas autoriais da banda no estilo Stoner Metal, inclusive de novas duas faixas que ainda não possuem um nome definido, explorando elementos clássicos do gênero como grooves e cantos pesados, apresentado ao público uma ótima qualidade sonora aos presentes.

A setlist apresentada é composta pelas seguintes músicas: Ashes Of Your Soul, Into The Woods, Haze on the Mountain, Flying Ladies, Red Giant, Night e as duas faixas citadas no texto acima.
Por: Gustavo Martin

 

Enkrenka

Foto por Felipi da Silva (@fesilvafotos)

Chegando na metade para o fim do evento, tivemos a apresentação dos anfitriões do festival, diretamente de Gaspar – SC, o grupo composto por Daniel Silva e Leonardo Bruno nos vocais, Duda Santos na Bateria, Vinicius Vincent no Baixo e Vinicius Procelli na guitarra com muito compromisso e entrosamento mostraram que não estavam para brincadeira e realizaram uma apresentação explosiva e energética, trazendo ao público o melhor do que o Hardcore pode oferecer.

Durante a performance do grupo, o público presente pode ouvir músicas que trazem críticas políticas e sociais, um destaque em especial para a música Desordem e Regresso que teve a publicação do video clipe nas plataformas oficiais da banda, você pode assisti-lo através do link: https://www.youtube.com/watch?v=FBP2_ybfwC4.

Como durante o evento estavam ocorrendo flash tatoos, a banda anunciou que a primeira pessoa que se manifestasse a tatuar o logo da banda, ganharia a tatoo na faixa. Um anúncio no meio do show w outro no final. E duas pessoas saíram de lá carimbadas com o logo dos anfitriões da festa.

A banda agradeceu ao público e as bandas presentes pela presença do evento, deixando o sentimento de gratidão aos presentes, e claro aquele pequeno “spoiler” de que ano que vem tem de novo.

A setlist da apresentação é composta pelas seguintes músicas: Enkrenka, O Circo, Beber Até Morrer, Vingança, Ceifador, Eu quero ver o Oco, Na porrada, Territory, Desordem e Regresso, Preço Alto, Atos, Sedentos pelo Poder e Die Die my Darling.
Por: Gustavo Martin

 

Overblack

Foto por Felipi da Silva (@fesilvafotos)

A penúltima apresentação da noite foi realizada pela banda de Blumenau – SC, o trio com mais de 15 anos de estrada formado por Paulo Henrique na guitarra e Vocal, César Rahn no baixo e Jonathan Muniz na bateria com o objetivo de apresentar o bom e velho Thrash metal e ainda manter o público em pé, fizeram uma apresentação aos presentes de uma forma que bater cabeça era mais que uma obrigação, mesmo o vocalista estando com um resfriado, não foi impeditivo de performarem com uma qualidade de uma banda consolidada no cenário underground catarinense.

A setlist apresentada pela banda conteve as faixas do primeiro álbum da banda e alguns covers: Spitfire, Dying to Fight, Eye for an Eye, Knowledge, Halloween (King Diamond), Violent Mosh e Seek and Destroy (Metallica).
Por: Gustavo Martin

 

Break the Sytem

Foto por Felipi da Silva (@fesilvafotos)

Com a missão de encerrar a segunda edição do Gaspar Distortion, a banda trouxe aos presentes guerreiros que se mantiveram até o final do evento um tributo da renomada banda System of a Down, apresentado uma performance digna aos fãs de New Metal que se mantiveram até o fim do show e do encerramento do evento.

O grupo é formado por João Carlos na guitarra, Andrey Bauler no baixo, Guilherme Moraes na Bateria e Ivan Luchini no vocal e o setlist é composto por: Prision Song, Suite Pee, Psycho, I.E.A.I.A.I.O, Toxicity, Kill Rock ‘n’ Roll, Chop suey, A.T.W.A, Soldier Side, B.Y.O.B, Suggestions, Sugar, Know, Aerials e Chic ‘N’ Stu.
Por: Gustavo Martin

 

Resumo do evento

A segunda edição do Gaspar Distortion contou com a participação de bandas que trouxeram aos presentes uma experiência recheada de atrações com diferentes estilos musicais, e além de outras atrações como: Flash tattoos com o tatuador @herry41, sorteios de camisetas durante as apresentações das bandas, presentes aos aniversariantes do dia e a possibilidade de camping no local.

Falando em local, a estrutura do Espaço Terral foi impecável, podemos destacar a variedade e preços acessíveis nas bebidas, fogueira e barraca de comida próximos ao evento, grande espaço no estacionamento e gramado, e uma ótima estrutura sonora para suportar um evento de peso como aconteceu no dia 15/06/2024.

E para finalizar essa matéria fica aqui os meus agradecimentos pessoais aos amigos da Enkrenka pela iniciativa de promover um evento que sabemos que exige muita dedicação e organização, também ao público presente e claro as bandas que compareceram e fizeram esse evento acontecer.

Nota: O evento contou com a arrecadação de alimentos que serão doados para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Entusiasta pelo metal e suas vertentes, apoiador da cena underground brasileira, apreciador de cervejas, amante do frio, questionador sobre a existência humana e admirador do universo!