No dia 30 de novembro em Capivari de Baixo/SC, rolou a terceira edição do Xorume Fest, sendo a segunda só esse ano! A primeira edição foi em maio de 2023 no Sheriff Pub (Capivari de Baixo/SC) como comemoração do aniversário do idealizador e organizador do evento, Otávio Steiner, rendendo uma grande proporção surpreendendo o público presente, onde teve a segunda edição em junho, também no Sheriff Pub e agora a terceira, no Rancho do Juquinha, vendo a necessidade de eventos undergrounds na região já que as casas de eventos do segmento foram fechadas.

Nossa equipe esteve presente com a cobertura através de resenhas por Bárbara Braz e João Kock na redação e Nathaly Julian com fotografias. Confira conosco!

 

GGH – Ramones Cover

Abrindo a noite, a banda G.G.H, que já antiga na cena underground da região, agita o ambiente tocando diversos sons da clássica banda punk Ramones, passando por hits como Blitzkrieg bop e Pet Sematery. O som da GGH, embora focado na homenagem à lendária banda nova-iorquina, também trouxe uma identidade própria, marcada pela intensidade trazida pelos membros. a banda entregou o que prometeu e deixou o público querendo mais.

Por: João Kock

Bafo de Bira

A banda de Punk Rock autoral Bafo de Bira, de Criciúma/SC, marcou presença pela primeira vez no evento, dando início com suas músicas próprias, incluindo a que leva o nome da banda, dando sequência com clássicos como Ramones e Garotos Podres, trazendo nostalgia e junto, é claro, o inicio a roda punk que se fez presente todo o evento. Bafo De Bira foi a segunda banda do line up do evento, onde todos já estavam com a animação a flor da pele, querendo que a mesma tocasse mais algumas.

Por: Bárbara Braz

Nothing New

Na sequência, após Bafo De Bira, Nothing New assumiu o palco com o melhor do Punk Hardcore americano. A banda é de Tubarão/SC, trazendo covers que fizeram e fazem história na cena como Rancid, Bad Religion e NOFX. Uma das bandas mais esperadas do evento, fazendo parte pela segunda vez, pelo agito que ela já trouxe e entregou na primeira. Com a música Time Bomb de Rancid o pessoal não só se quebrou, como dançou também.

Por: Bárbara Braz

Fígado de Macumba

Continuando o evento, a quarta banda a assumir o palco foi Fígado de Macumba, de Tubarão/SC, trazendo um Crust Thrash Punk de tirar o fôlego. A mesma marcou presença pela segunda vez no evento com um repertório inusitado. No vocal, um de nossos membros d’O Subsolo, João Kock, Otávio Steiner na bateria, Gustavo Oenning (Vetor Unitário) no baixo, e Franco (Deadnation) na guitarra, a banda abriu o show com a intro de Troops Of Doom (Sepultura), mostrando o peso que viria em seguida. Pela segunda vez agitaram o público trazendo a maior roda punk do evento, também surpreendendo com o cover de Gangrena Gasosa, como Surf Iemanjá e Exú Noise Terror. Trazendo também clássicos como Garotos Podres, Gritando HC e Ratos de Porão, como a música Beber Até Morrer, onde o vocalista distribuiu conhaque ao público. Pegando o público de surpresa, trouxeram nostalgia homenageando o bar que era nossa segunda casa na região e foi berço para muitas bandas desde 2017, o Caverna Kilmister, com Ace Of Spades (Motörhead), com direito a participação do público no palco, e claro, no mosh! Sendo apenas a segunda apresentação em evento da banda, a mesma tem muito a agregar no cenário underground com seu repertório impecável e interação espontânea com o público.

Por: Bárbara Braz

Vetor Unitário

A banda em atividade desde 2008 que esteve presente no Xorume Fest desde sua primeira edição, marcou presença novamente tocando suas músicas autorais e covers de bandas como Dead Fish, Sepultura, Ratos de Porão e Mukeka Di Rato. A formação conta com Michel Spadel (vocal), Gustavo Oenning (baixo), Fred Bardini (guitarra) e Vitor Fernandes (bateria). A vetor unitário contém algumas músicas autorais em seu repertório como a Remissão da Culpa, uma música que fala sobre a questão da desigualdade social. O show começou com a intensa música Conflito Violento da banda Ratos de Porão e o público não perdeu a oportunidade de fazer um moshpit logo de começo. Seguido de conhecidos sons como Beber até morrer, Crucificados Pelo Sistema e Refuse Resist. A bandeira do MST se fez presente no palco durante a apresentação. O show teve energia de sobra do começo ao fim.

Por: João Kock

Abys – Sepultura Cover

A banda Abyss trouxe para o Xorume Fest uma nova experiência, pela primeira vez uma banda de metal esteve presente no evento e fizeram valer a pena. A apresentação inicia com as estridentes guitarras de Nomad, semelhante a um alarme que fez todos entrarem para prestigiar a banda de perto. Rolaram vários Hits do Sepultura como por exemplo: Refuse Resist, Territory e Roots Bloody Roots. O show teve uma pressão enorme, rolou vários moshpits e bate cabeça, como sempre. Para finalizar, para a surpresa de todos, tocaram 5 Minutes Alone do Pantera. Entregaram o que prometeram e mais um pouco.

Por: João Kock

 

Galeria de fotos por Nathaly Julian