Início Cobertura de Eventos Cobertura: Grupo Folclórico Cultural Imbé – Cervejaria Imbé (Imbituba/SC)

Cobertura: Grupo Folclórico Cultural Imbé – Cervejaria Imbé (Imbituba/SC)

Estivemos presentes na última sexta-feira (28) na Cervejaria Imbé em Imbituba, cidade onde reside este que vós escreve e criou O SubSolo alguns bons anos atrás.

Apesar de que O SubSolo sempre foi voltado diretamente ao Rock/Metal e todas suas infinitas vertentes, sempre seremos favoráveis a tudo o que envolve a música autoral e a cultura açoriana é uma das maiores riquezas culturais existentes, não há dúvidas.

Na cidade litorânea de Imbituba que sua nomenclatura já é oriunda do ‘Imbé’, tem a Cervejaria Imbé e o Grupo Folclórico Cultural Imbé, alguns músicos do grupo são cartas marcadas em outros projetos musicais até mesmo destacados aqui no site, como Matheus Laurentino (violão) com a Casebre e Renato Machado (baixo) com a Welcome John, ambas bandas de Imbituba também.

Vale a menção que a Cervejaria Imbé está sempre presente nos eventos organizados pel’O SubSolo.

O evento em si marcou o lançamento do novo rótulo da Cervejaria, o projeto denominado como All Together Beer com diversos músicos da região que tem como objetivo destinar parte dos lucros para o projeto Filhos de Maria. Retiramos um trecho do site da Cervejaria onde uma das responsáveis do projeto Marielen Farias explica:

Nos 2 anos de pandemia que vivemos, muitas empresas quebraram, muitos artistas ficaram sem trabalhar, a classe hospitaleira foi diretamente prejudicada. Bares não abriam, eventos não existiam, músicos não tocavam… Em Nova York, uma cervejaria criou uma campanha e convidou cervejarias do mundo todo para se engajarem na causa. A ideia era produzir uma cerveja e doar os lucros para uma classe do mercado hospitaleiro de sua cidade. A Cervejaria Imbé se engajou nessa campanha, criamos um estilo novo de cerveja e doamos os lucros para a classe artística musical da nossa cidade e para começar esse movimento, escolhemos o projeto “Filhos de Maria”…

Filhos de Maria é uma ONG em Imbituba/SC, que auxilia famílias carentes, com cestas básicas, produtos de higiene, enxovais e a ideia da Cervejaria Imbé é cooperar com projetos destas finalidades.

Sobre o evento, chegamos a Cervejaria Imbé por volta das 20hs e o evento já ocorria, estavam presentes amigos, familiares e admiradores do grupo, assim como pessoas apreciadoras da cervejaria em si. Vizinhos novos oriundos de outras cidades, que se mudaram a pouco para o bairro entre outros músicos. Destaque para a presença do setor cultural da cidade, com Alessandra Santos diretora de cultura tendo participado do show (contaremos logo sobre).

Como é de se esperar o repertório do grupo é composto quase por inteiro de músicas autorais, mesclando pequenos covers do Rock gaúcho entre outros do mesmo nicho. As músicas autorais falam muito da cultura açoriana, como jangadas, praias, vida agrícola e trabalhadora. Os músicos tem uma sintonia excelente, tendo três familiares, Vavá nos vocais e violão e sua esposa Ana Jandira também nos vocais, e o prodígio da música imbitubense Matheus Laurentino no violão, filho do casal, completam ainda a banda o multi-instrumentista Renato Machado no baixo e Jardel na percussão/cajon.

A apresentação animada, cheia de brincadeiras, talento, profissionalismo e extrema afinidade, mostra como a cultura açoriana busca transparecer em trabalho, suas diversidades culturais, hoje foi musical, mas a cultura açoriana conta com teatro, livros e etc.

O público aplaudia do começo ao fim, todos dispostos a participar da apresentação do grupo, que teve uma apresentação de cerca de três horas de boa música. Já estivemos presentes em shows acústicos sem sal, e o que não falta na apresentação do Grupo Cultural Imbé é tempero, pois além do equilíbrio musical os bons vocais e a animação contagiam o público.

No final o som eletrônico promovido pela casa, trouxe AC/DC, Pink Floyd e alguns outros clássicos, foi ai que entrou em cena o tecladista Daniel Luiz Miranda, músico da cidade que estava presente na casa e fez uma canja ao final do show, nos vocais e violão, acompanhado do Matheus Laurentino no baixo e o Renato Machado no cajon.

Nesta finaleira teve participação da Marielen Farias da Cervejaria nos vocais de Tempo Perdido do Legião Urbana e também Na Sua Estante da Pitty, Alessandra Santos (diretora de Cultura e Atriz) em Flores do Titãs, além de ter rolado Nando Reis e Pink Floyd nas vozes excelentes do Daniel Miranda.

Finalizando uma noite agradável com excelentes companhias, boa música, boa bebida e iniciando mais um final de semana.

Na íntegra, assista a live durante a pandemia entre a Cervejaria Imbé e o Grupo Folclórico Cultural Imbé:

 

Acesse o site da Cervejaria Imbé, conheça o cardápio de cervejas e peça a sua em casa, acessando https://cervejaimbe.com.br/

Gremista, catarinense, gamer, cervejeiro e admirador incessante do Rock/Metal. Tem como filosofia de vida, que o menos é mais. Visando sempre a qualidade invés da quantidade. Criou o site 'O SubSolo" em 2015 sem meras pretensões se tornando um grande incentivador da cena. Prestes a surtar com a crise da meia idade, tem a atelofobia como seu maior inimigo e faz com que escrever e respirar o Rock/Metal seja sua válvula de escape.