O fim de semana dos dias 27-29.6. foi marcado pelo fim da espera do Tuska Festival 2025, em Helsinki, na Finlândia. O céu nublado e a previsão de chuva para o fim de semana inteiro não desanimaram o público que estava ansioso para a 27ª edição do festival, com bandas como Lorna Shore, Cradle Of Filth, Motionless In White, Dragonforce, In Flames, Tarja, Marko Hietala, Knocked Loose, Whitechapel, Powerwolf, Electric Callboy, Apocalyptica, Korpiklaani, The Halo Effect e muito, muito mais.
O primeiro ponto a ser observado é a organização impecável do festival, desde a troca de pulseiras, passando pelos detalhes de decoração na área de Suvilahti até o trânsito e transporte público organizados em parceria com a cidade. O evento acontece em área urbana, diferente de muitos festivais de Heavy Metal que acontecem em área rural, portanto um bom planejamento para evitar transtornos é essencial e nesse aspecto podemos dizer: “Ponto para o Tuska!”
Ainda falando da estrutura, é possível encontrar pontos de água potável grátis por toda a área do festival, área de fumantes, variedade de comida à venda, bares, uma área fechada com expositores de artigos relacionados a Heavy Metal no geral e tatuagem/piercing, com apresentações de suspensão corporal, entre outras coisas. Além disso, este ano a funerária Mikko Mononen Oy também fez parte do time de expositores com um caixão decorativo para fotos e expondo um de seus carros funerários. Para os shows, o evento conta com 4 palcos: Karhu Main Stage, Nordic Energy Stage, Radio City Stage e Kvlt Stage by Inferno, oferecendo muita variedade de estilos em um mesmo dia (e às vezes no mesmo horário!).
Dia 1 – Sexta, 26 de junho de 2025
A abertura oficial do Tuska ficou por conta das bandas finlandesas Horizon Ignited e DOL, respectivamente nos palcos Karhu Main Stage e Kvlt Stage by Inferno, pontualmente às 14h30.
Tivemos problemas técnicos com o equipamento fotográfico nesse primeiro dia e apesar de estarmos desde o início do festival, só conseguimos fotografar a partir da banda Knocked Loose. Falando nos americanos, o show foi insano e contou com faixas como Blinding Faith, Counting Worms e Suffocate estremecendo a arena do Karhu Main Stage.
Em seguida fomos conferir a apresentação da banda inglesa de Power Metal Dragonforce no Nordic Energy Stage. Cry Thunder, Fury Of The Storm e Through The Fire And Flames fizeram parte do setlist. Um dos momentos mais esperados foi a faixa Power Of The Triforce, onde o vocalista Marc Hudson joga um frango enorme de pelúcia no meio do público e a diversão é garantida.
Hora de voltarmos ao Karhu Main Stage, para uma das apresentações mais esperadas do dia, Cradle Of Filth. A banda de Dani Filth mandou bem com faixas como She Is A Fire, Her Ghost In The Fog e claro, Nymphetamine (Fix). Próximo ao fim do show, o frontman pisou em falso e caiu, mas levantou-se e seguiu o show como se nada tivesse acontecido. Não se preocupem, Dani está bem! (risos)
Assim que o Cradle Of Filth encerrou o show, foi a hora de Marko Hietala entrar em cena no Nordic Energy Stage. O finlandês, conhecido por ter sido parte da lendária banda Nightwish, tocou a maior parte de seu repertório em inglês, mas não deixou de fora sua língua materna em sua terra natal e apresentou canções como Isäni Ääni e Jouksen Rautateitä.
Após uma pausa para comer, carregar os eletrônicos e se proteger da chuva, hora de ir conferir o início do show da Tarja. Ícone que dispensa apresentações, a cantora esbanjou simpatia com o público e mostrou entrosamento com os músicos que a acompanham. A faixa Until My Last Breath fechou a noite com chave de ouro, porém antes disso Marko Hietala foi convidado ao palco para um dueto nas faixas Wish I Had An Angel (cover Nightwish) e The Phantom Of The Opera (Andrew Lloyd Weber cover).
Antes que o show da Tarja acabasse, corremos para ver um pouco dos suecos do Imminence, no Radio City Stage. A banda de Metalcore Sinfônico, une o peso à suavidade do violino, ganhando o apelido de “violincore”. A presença de palco dos integrantes é absoluta, marcante e deixa um gosto de quero mais.
Para encerrar o primeiro dia de Tuska, o In Flames tomou conta do Karhu Main Stage. Não fazia tanto tempo que a banda havia tocado em terras finlandesas, mas isso não foi impedimento para uma arena lotada mesmo em meio à chuva. O setlist contou com faixas como Trigger, I Am Above, Cloud Connected, Take This Life e claro, Only For The Weak.
Encerrando o dia no Kvlt Stage by Inferno, a banda estoniana de death metal, Intrepid, lotou o Tiivistämö (casa de shows que fica localizada dentro da área do festival) de um público sedento por música extrema.
O primeiro dia de Tuska foi marcado por chuva e tempo fechado, mas que mostrou que para os fãs de Heavy Metal e de festivais vale a pena encarar o clima e se jogar no mosh (mesmo que volte pra casa cheio de lama). Confira a resenha do segundo dia com bandas como: Arion, Orbit Culture, Cemetery Skyline, Insomnium, Powerwolf, Slaughter To Prevail e muito mais aqui.
As vendas de ingressos para o Tuska 2026 já estão abertas com ingressos a partir de 239€: https://tuska.fi/en/tickets/