O segundo dia de Tuska Festival 2025, sábado, 28 de junho de 2025, foi marcado por visita aos bastidores do evento, protestos, mais chuva e apresentação das bandas Arion, Orbit Culture, Cemetery Skyline, Insomnium, Powerwolf, Slaughter To Prevail, entre outras. 

Leia a resenha do primeiro dia aqui e confira um pouco sobre a estrutura que o evento oferece aos fãs de música pesada. 

O Tuska tem parceria com um shopping ao lado da área do evento, o Redi. Lá o evento conta com uma estrutura para troca de pulseiras e venda de merchandise. Nessa época do ano, o lugar fica todo sinalizado com o logo do festival e nos dias de evento a música ambiente é Heavy Metal. Parece um sonho, né? O Tuska torna isso possível!

Dia 2 – Sábado, 27 de junho de 2025

O dia começou com os finlandeses da Arion no Nordic Energy Stage. A banda de Metal Melódico tocou faixas como At The Break Of Dawn, In The Name Of Love e You’re My Melody.  

O palco Kvlt Stage by Inferno recebeu a banda local Bisa para iniciar o segundo dia de festival. A banda formada por Oskari Airisniemi (vocal, guitarra), Roope Jääskeläinen (baixo), Kalle Tettinen (bateria) e Joonas Vuojolahti (guitarra) lotou o espaço de fãs de Melodic Death Metal. 

Em seguida, fomos recebidos pela equipe de organização do Tuska, que nos mostrou um pouco dos bastidores do festival e nos levou para conhecer algumas áreas, inclusive os fundos do palco principal, o Karhu Main Stage, durante a apresentação do Timo Rautiainen & Trio Niskalaukaus. Os profissionais de imprensa que se cadastraram nesse tour (que tinham vagas limitadas) puderam fazer perguntas à equipe sobre o funcionamento das diversas áreas do evento.

Próxima parada, Karhu Main Stage de novo, dessa vez para cobrir a apresentação da banda Mokoma. Hei Hei Heinäkuu, Taivaan Tuuliin e Toinen Ihminen fizeram parte do setlist da banda. 

A banda auto-intitulada do gênero Nordic Gothic, Cemetery Skyline, tocou em sequência no Nordic Energy Stage. O supergrupo formado por grandes nomes do cenário musical pesado nórdico, atraiu bastante público para a arena do palco, que sabia cantar as letras de cada música do setlist. 

De volta ao Karhu Main Stage, o Orbit Culture fez uma ótima apresentação e contou com a participação especial de Johannes Eckerström (Avatar) na faixa Vultures Of North.  

Os finlandeses do Insomnium tocaram a seguir no palco Nordic Energy Stage, enquanto ao mesmo tempo os franceses do Alcest se apresentavam no Radio City Stage. Às vezes as escolhas não são muito fáceis, mas sempre tem a opção de estar metade em cada um, certo? 

O clima começou a mudar em frente ao Karhu Main Stage, já que a banda programada para se apresentar a seguir tem polêmicas envoltas por todos os lados. O Slaughter To Prevail foi uma das bandas do palco principal e incomodou muitos ucranianos que vivem refugiados na Finlândia, mas muito mais que isso, pessoas de outras nacionalidades também. (Essa que vos escreve decidiu não cobrir o show da banda em si, mas cobrir os protestos pela área do festival.) Bandeiras amarelas e azuis apareceram em vários pontos da área do festival, até que foram se juntando aos poucos até o fim do festival. Muitos que não estavam com a bandeira ucraniana direcionavam seus dedos médios para o palco ou passavam e cumprimentavam os manifestantes para demonstrar apoio. O vocalista, Alex Terrible, fez um discurso onde dizia estar tentando ser uma pessoa melhor, mas parecia não convencer as pessoas que estavam protestando. 

Para encerrar as apresentações do Nordic Energy Stage, a banda The Halo Effect subiu ao palco e trouxe o sol após um dia nublado e com garoa. O carisma de Mikael Stanne mais uma vez contagiou o público, já que ele também é vocalista do supergrupo Cemetery Skyline. Faixas como The Needles End, Days Of The Lost e Shadowminds

Para fechar a noite no Karhu Main Stage, o Powerwolf subiu ao palco às 22h25, tocando faixas como Blood For Blood, Demons Are a Girl’s Best Friend e We Drink Your Blood.

O segundo dia de Tuska foi marcado por chuva, mas também por um sol bonito que apareceu durante a noite (fenômeno que acontece nos países nórdicos). Também foi marcado por protestos vindo de um povo que carrega uma ferida aberta no peito, mas que protestou pacificamente durante o festival. Confira a resenha do terceiro e último dia do festival aqui.

A venda de ingressos para o Tuska 2026 já estão abertas com ingressos a partir de 239€: https://tuska.fi/en/tickets/

 

Fotos segundo dia – Por Michelle Koukkula

Fotos segundo dia – Por Sigryd Bagon