Uma aula de técnica e brutalidade está chegando!
Duas das maiores referências do Technical Death Metal, Cryptopsy e Atheist, estão em turnê conjunta pela América Latina e desembarcam em São Paulo no próximo dia 21 de fevereiro para um grande show.
Se você ainda não está familiarizado com o gênero e a ideia te parece confusa, saiba que o Technical Death Metal é uma das expressões mais sofisticadas e brutais do metal. Nascido no final dos anos 80 e consolidado nos anos 90, ele combina vocais agressivos, riffs intrincados e tempos variáveis, resultando em uma sonoridade extremamente técnica e precisa. Com influências que vão da música clássica ao Jazz e Rock Progressivo, essa fusão com o Death Metal Tradicional deu origem a uma nova geração de bandas que até hoje desafiam os limites da música extrema.
Cryptopsy: Brutalidade técnica em estado puro
Formado em 1992, no Canadá, o Cryptopsy é sinônimo de velocidade, mudanças rítmicas e uma grande técnica instrumental. Seu destaque fica pelo seu baterista Flo Mounier, único membro fundador ainda na banda, reconhecido como um dos bateristas mais rápidos e precisos do Metal Extremo.
Com oito álbuns de estúdio, o grupo lançou recentemente As Gomorrah Burns (2023), um disco que reforça toda a capacidade técnica de seus integrantes. Após onze anos de ausência dos palcos brasileiros, eles retornam para destruir tudo — mas dessa vez, nem só e nem mal acompanhado.
Cryptopsy é:
- Flo Mounier – bateria e backing vocals
- Christian Donaldson – guitarra
- Matt McGachy – vocais
- Olivier Pinard – baixo
Atheist: Os mestres do Death Metal progressivo
Se juntando ao Cryptopsy como co-headliner, o Atheist foi formado em 1987, nos Estados Unidos, e é uma das bandas mais inovadoras do Technical Death Metal. O grupo se destacou ao misturar Death Metal com influências de Jazz, Thrash e Rock Progressivo, criando um som único que, mesmo dentro da cena extrema, sempre foi considerado fora da caixinha.
Com quatro álbuns de estúdio, sendo Jupiter (2010) o mais “recente”, o Atheist é conhecido por sua abordagem distinta e experimental, algo refletido até mesmo nas artes de seus discos. A banda retorna ao Brasil pela segunda vez, após seis anos, quando surpreendeu o público tocando três músicas inéditas ao vivo.
Atheist é:
- Steve Flynn – bateria
- Kelly Shaefer – guitarra e vocais
- Yoav Ruiz-Feingold – baixo
- Alex Haddad – guitarra
- Jerry Wintunsky – guitarra
Burn Into Pieces – Latin America Tour 2025
Organizada em parceria entre Xaninho Discos, Caveira Velha, Chamuco e Sandstorm, essa turnê promete uma noite agressiva, técnica e inesquecível. Seja você um fã veterano do gênero ou alguém curioso para explorar o sub-gênero, este evento é uma ótima oportunidade para testemunhar duas das bandas que mais tem a oferecer para a cena.
SERVIÇO
São Paulo
Data: 21/02/2025 – Sexta-feira
Local: Fabrique Club
Endereço: Rua Barra Funda, 1071 – Barra Funda, São Paulo, SP
Classificação: 16 anos
Abertura das portas: 19h
Ingressos: A partir de R$200 (meia-entrada/promocional – 3º lote)
Link: 101tickets.com.br