Nessa semana, precisamente no dia 08 de março, o icônico baterista e cofundador do Slayer, Dave Lombardo, anunciou a chegada do primeiro trabalho solo.

Mike Patton originalmente me deu a ideia já em 1998. Ele me apresentou o álbum Top Percussion (1958) de Tito Puente. Eu já estava familiarizado com Tito e fiquei um pouco chocado que Patton era tão diversificado musicalmente, e que ele se cercou de músicos da mesma mentalidade. Isso me inspirou. Tive ideias que gravei ao longo dos anos, mas Patton continuou insistindo que eu tinha que fazer um ‘álbum de bateria’. Então, a ideia por trás do álbum está sendo realizada há anos. Eu só tinha que encontrar o momento certo para fazê-lo”, revelou em comunicado divulgado à imprensa.

Mas se engana aquele que pensa que o vindouro trabalho abraçará a essência pela qual o músico se consagrou. Rites of Percurssion  será uma viagem ao cerne dos instrumentos rítmicos, contando além da bateria com a presença de tambores nativos americanos, gongos chineses e sinfônicos, blocos de madeira, djembes, shakers, timbales e muitos outros.

O trabalho fora concebido durante a pandemia. Segundo Dave:

“Quando a pandemia chegou, pensei, ‘Bem, não posso fazer uma turnê agora’. Eu imediatamente comecei a trabalhar no disco. Foi uma das maiores experiências que já tive. Eu tinha meu estúdio, minha bateria completa. Minha casa se tornou um lugar onde eu poderia ser livre e criativo. Por um lado, a parte de turnê do meu sustento havia sido tirada, mas, por outro lado, finalmente tive tempo de me educar sobre diferentes softwares e técnicas de gravação. Foi uma experiência muito educativa e gratificante!”.

Todo o processo de gravação e mixagem ficou a cargo do próprio filho do baterista, David A. Lombardo. E para quem já está curioso para saber o que esperar do disco, Dave já liberou um primeiro single que você confere logo abaixo junto a capa e tracklist. Rites of Percurssion tem estreia prevista para o dia cinco de maio via Ipecac Recordings.

Você pode adquirir grandes clássicos do Slayer com Lombardo assumindo as baquetas e mais de 1500 títulos disponíveis clicando aqui.

Tracklist
01. Initiatory Madness
02. Separation From The Sacred
03. Inner Sanctum
04. Journey Of The Host
05. Maunder In Liminality
06. Despojo
07. Interfearium
08. Blood Let
09. Warpath
10. Guerrero
11. Vicissitude
12. Omiero
13. Animismo

Nascido no interior de São Paulo, jornalista e antigo vocalista da Sacramentia. Autor do livro O Teatro Mágico - O Tudo É Uma Coisa Só. Fanático por biografias,colecionismo e Palmeiras.