A capacidade de um artista de se reinventar e fazer com que a sua arte se adeque à novas possibilidades e necessidades do seu tempo, é um dos principais motivos que fazem a música ser um dos principais veículos para transmitir uma mensagem e tocar os sentimentos das pessoas.
Com esta perspectiva em mente, a banda paulista Ego Absence busca nos alicerces de seu gênero favorito, o Power Metal, a base para passar sua mensagem, sem, no entanto, valer-se de uma fórmula clichê, dando origem ao que pode ser tratada como uma nova vertente dentro do estilo, que vem sendo denominada pela banda e por sua base de fãs como Modern Power Metal.
A Ego Absence foi fundada em 2016, e após alguns singles, lançou em Fevereiro de 2020 o seu álbum de estreia, Serpent’s Tongue, que foi aos poucos ganhando a atenção do público dentro e fora do Brasil, tendo inclusive sua distribuição realizada de maneira física no competitivo mercado japonês pela Disk Union e permitindo à Ego Absence ser escolhida como abertura da clássica banda italiana Vision Divine, em sua passagem pelo Brasil em Março de 2020, tocando no Carioca Club, em São Paulo.
As composições da Ego Absence são carregadas de propósito, preferindo abordar em suas temáticas situações e sentimentos mais cotidianos, reflexões acerca da vida e discussões relevantes sobre questões que permeiam a condição humana, o que impacta diretamente na maneira como o som da banda é concebido, fazendo-o soar denso e moderno, sem abdicar do feeling e capacidade de se comunicar com a alma do ouvinte.
Liderada pelo vocalista Raphael Dantas, a Ego Absence lançou em 2015 o seu primeiro single, I Am Free. Em 2016, com a entrada do guitarrista Guto Gabrelon, a banda começou trabalhar em novas composições e em 2019 foram lançados os singles On The Run e Let It Burn, este último antecipando aquele que viria a ser o debut da banda, lançado em 2020. Hoje, além de Raphael e Guto, a Ego Absence conta com Augusto Bordini na bateria e André Fernandes no baixo.
Confira abaixo o álbum de estreia da banda: