Todos já sabemos que esta semana teve o Dia Mundial do Rock, e isso leva várias mídias a produzirem matérias especiais a respeito disso. Aqui em Santa Catarina isso não foi diferente. Com direito a algumas páginas dedicadas ao tema, o jornal Diário Catarinense fez uma interessante matéria contando a história do Rock e Metal aqui no estado. Narrando desde as primeiras bandas nos anos 80 até os tempos de hoje, a matéria trouxe depoimentos de músicos envolvidos com a cena e o que mais me chamou atenção: uma lista, elaborada por Ben Ami Scopinho, de dez discos que ele considera que exemplificam bem a diversidade e qualidade do Rock ‘n Roll e Heavy Metal de nosso estado. Vendo isso, pensei de cara que poderia explorar estes dez discos, traze-los aqui para o blog e apresentar essas dez bandas para vocês. 


A classificação abaixo será do lançamento mais antigo ao mais atual. Prefiro assim pois acho que, mais que rankear as bandas numa forma de competição, o interessante será possibilitar que vocês confiram um pouco do que Santa Catarina tem para demonstrar para o Brasil, com lançamentos que vem desde os anos ’90, passando pelo começo desse século e a década na qual nos encontramos hoje. Então, preparem-se para embarcar nessa viagem ao lado dessas dez grandes bandas que engrandecem a cena catarinense.

  • VLAD V – A Espada e o Dragão (Rock Progressivo, 1998, Blumenau)
  • BURN – Sagrado Rock N Roll (Rock ‘n Roll, 2001, São José)
  • OSCULUM OBSCENUM – Body Hurting Art (Black Metal, 2003, Florianópolis)
  • SABRE – Burning Wheels (Rock ‘n Roll, 2007, Videira)
  • KHROPHUS – Pressages (Death Metal, 2009, São José)
  • SODAMNED – The Loneliest Loneliness (Death Metal, 2011, Jaraguá do Sul)
  • DON CAPONE – Locomotiva (Rock ‘n Roll, 2012, Orleans)
  • ANTICHRIST HOOLIGANS – We Will Piss In Your Grave (Crossover Thrash, 2013, Florianópolis)
  • BATTALION – Empire of Dead (Speed Metal, 2013, Itajaí)
  • XEI – #320 on Hart Street (Rock Ambiente, 2015, Florianópolis)



Depois de transitar por tantos estilos, uma coisa é certa: a qualidade dessas, e muitas outras bandas de Santa Catarina, batem de frente com muitos nomes internacionais. Discos muito bem gravados e produzidos, bandas muito inspiradas e músicas que te pegam como verdadeiros épicos. São apenas dez álbuns perto de um mar de grandes trabalhos que SC possui. Quem sabe não renda uma segunda parte esse especial, e na próxima eu traga dez discos de minha escolha. Por ora, parabéns pelas ótimas escolhas, Ben Ami, algumas bandas eu já conhecia e admirava enquanto outras me surpreenderam positivamente. Creio que a surpresa será igual para qualquer um que conferir estes trabalhos um por um.
Onde há espaço para escrever, tenha certeza que irei deixar minhas palavras. Foi assim que me tornei letrista, escritor e roteirista, ainda transformando minha paixão por música em uma atividade para a vida. Nos palcos, sou baixista da Dark New Farm, e fora deles, redator graduado em Publicidade e Propaganda para o que surgir pela frente.