Quando demos início à busca das bandas, não imaginamos que haveriam tantas: encontrar 20 bandas foi uma surpresa imensamente boa! Pelo número muito grande, optamos por dividir a matéria em duas: 10 bandas de cada vez.
O baixo é o instrumento responsável pela ligação entre as partes rítmicas e harmônicas, fazendo o “meio campo” entre a bateria e a(s) guitarra(s). As músicas que são avaliadas como boas possuem um ritmo consistente, um pulsar forte. Esta é a prioridade do baixo, deixando evidente o valor dele. Juntamente com a bateria, forma a “cozinha” de uma banda, o pulso da música.
JULIA GOETTEN WAGNER: única mulher no trio de Thrash Metal Vultorn de Curitibanos/SC, formado em 2012. Além da Vultorn, também integra uma banda tributo ao Death, a Misanthrope. Já tive a oportunidade de vê-la tocando. Sua velocidade e precisão são simplesmente incríveis!
ANDRESSA KAAM: única mulher na banda de Rock ‘n’ Roll Estado Imaginário de Itupeva/SP, formada em 2015. A banda tem várias influências do cenário musical, abrangendo também a apreciação literária de grandes nomes da poesia universal como Rimbaud, Chesterton, Pessoa e Neruda.
PATRÍCIA BRESSIANI: também único nome feminino na banda Decimator, Thrash Metal de Porto Alegre/RS formada em 1999. A banda, influenciada pelo precursores do estilo, já possui 2 álbuns, “Killing Tendency” (2003) e “Bloodstained” (2011), ambos com faixas rápidos e agressivas.
ALICE: frontwoman do power trio feminino de Metal Indiscipline, formada em 2012 no Rio de Janeiro/RJ. A banda possui como influência principalmente AC/DC, Motörhead, Crucified Barbara, Alice in Chains, Girlschool, Chrome Division, Pantera, Black River e Johnny Cash.
LAURA CASTEGNARO: integra a banda feminina de Curitiba/PR Fearless Woman. A banda surgiu em 2015 com o objetivo de fazer um som simples e direto, mesclando o Rock ‘n’ Roll, o Hard Rock e o Heavy Metal.
VAMPY: integra a She Hoos Go, banda de hardcore autoral, formada em 2010 na cidade de Pelotas/RS. Traz em suas letras situações do cotidiano das integrantes e do universo feminino, buscando a subversão social e o empoderamento feminino, conforme o movimento Riot Grrrl da década de 90.
VIC ESCUDERO: faz parte do time da Melanie KLAIN, de Mococa/SP, que se autointitula Metal de Protesto. A banda foi formada em 2007 e trabalha com letras de alto conteúdo crítico ao sistema de vida do país. Lançou seu primeiro disco “Análise do Caos” em 2016.