Projeto instrumental é na verdade uma one man band, criado e comandado pelo guitarrista Rodrigo dos Santos, conhecido pela sua presença em bandas como Vox Ígnea e OverMist, ambas bandas paulistas.

O projeto vinha sendo construído e desenhado há muito tempo, inclusive dando pequenos vestígios pela internet de que um dia seria realidade, trazendo assim para os amantes da música instrumental mais um prato cheio.

Sobre o começo do projeto, Rodrigo é cirúrgico: “O Ignition Overdrive começou em 2013. Eu estava sem nenhuma outra banda ou projeto fixo naquela época, mas tinha muitas ideias musicais prontas que nunca tinham sido utilizadas. Sempre gostei de música instrumental e acabei dando esse direcionamento para o projeto. Apesar das músicas nascerem na guitarra, que é o meu instrumento principal, elas não são voltadas para guitarristas. O foco sempre foi nas composições e nos arranjos e não em um único instrumento. Além disso, eu estava iniciando meus estudos e descobertas na área de produção musical. Então, decidi que eu mesmo tocaria e gravaria as músicas que estavam surgindo naquele momento. Assim, o que era para ser só uma demo, acabou se tornando o primeiro CD do projeto, com 10 músicas instrumentais, que foi lançado em 2014.

Perguntado sobre o videoclipe em questão, Rodrigo não deixou dúvidas de que é um marco importante na sua vida: “Esse clipe é bastante importante para a minha carreira. Além de ser o primeiro clipe deste projeto solo, a importância dele também está ligada a uma sensação de superação. Superação tanto em um nível coletivo, do momento muito difícil que todos enfrentamos ao longo dos dois últimos anos por conta da pandemia. Mas, também, em um nível pessoal. A música escolhida para receber esse clipe se chama “Ananke”, que é nome utilizado na mitologia grega para designar a deusa do inevitável, daquilo que não se pode controlar. Para mim, o desejo de me expressas através da música significa exatamente isso, algo que não posso controlar ou evitar. O videoclipe de Ananke, que foi filmado e dirigido pelo Caike Scheffer, consegue remeter justamente a essa ideia. O clipe mostra imagens de um trilho, de trem, de uma estação, simbolizando justamente a força que nos impulsiona, o curso de determinadas coisas que precisam seguir.

Quando o assunto são projetos pessoais, claro que sempre há dúvidas se aparecerão convidados, ainda mais se falando de um guitarrista do nível de Rodrigo, convidados do mais alto renome do Metal nacional poderiam aparecer dando sua graça no futuro em algum lançamento: “O Ignition Overdrive sempre foi um projeto muito pessoal. As pessoas costumam atrelar a ideia de trabalhos confessionais aos compositores de letras, mas eu acredito que a música instrumental também tem essa capacidade de revelar a personalidade e a intenção do compositor. Isso acontece com o Ignition Overdrive, que expressa completamente o meu estado de espírito nas composições, o que torna o projeto realmente muito pessoal. Mesmo assim, nesse novo trabalho tive a experiência de trazer o Yuri para as gravações de bateria. Além disso, há a participação da cantora Carolina Lelis no refrão da música “Words to Die For”. A participação desses dois músicos neste novo álbum contribuiu para aprimorar e enriquecer as ideias iniciais das músicas e foi uma ótima experiência. Então, acho que a contribuição que eles trouxeram abriu as portas para que o projeto conte com a participação de novos convidados no futuro, o que certamente deve acontecer.

Rodrigo dos Santos é além de músico, uma das pessoas que fizeram o Portal O SubSolo ser o que é hoje. Presente diretamente no festival do site que contou com ninguém menos do que o Angra, fez O SubSolo dar um passo importantíssimo no cenário nacional, ainda mais uma mídia independente que precisa matar um leão por dia para acabar com os holofotes dos famosos tititi do Metal.

Acompanhar mais um passo dado pelo músico, é além de importante um dever de abraçar quem um dia lhe abraçou e ter o videoclipe Ananke em mãos, é importante para todo o cenário ver o quão incrível é lutarmos pelo nosso lugar, seja na música, nas mídias, nos palcos ou na internet, claro, sempre fazendo de tudo positivamente de uma forma que venha agregar.

Acompanhe o projeto em todas as redes sociais e streaming. Novidades muito em breve sobre todo o trabalho.

Gremista, catarinense, gamer, cervejeiro e admirador incessante do Rock/Metal. Tem como filosofia de vida, que o menos é mais. Visando sempre a qualidade invés da quantidade. Criou o site 'O SubSolo" em 2015 sem meras pretensões se tornando um grande incentivador da cena. Prestes a surtar com a crise da meia idade, tem a atelofobia como seu maior inimigo e faz com que escrever e respirar o Rock/Metal seja sua válvula de escape.