O projeto musical, que mistura Thrash Metal com Hardcore, Nação Faminta está divulgando o lançamento de um novo EP, chamado A Bile Negra. A Nação Faminta conta em sua formação com somente um integrante, Thiago Cruz (Metalizer, Evals Mess Insane), mas traz a colaboração de outros músicos nas gravações e eventuais shows ao vivo.

O line up desse novo EP é formado por Thiago Cruz nos vocais, composições e letras, Douglas Lima na guitarra, Gilberto Felix no baixo e Rui Villani na bateria, além da participação de Vinicius Rodrigues nos vocais da faixa D.C.A.

O trabalho foi gravado no estúdio Madness em São Paulo e produzido por Thiago Bezerra e está disponível no Youtube através do canal New Wave of Old School Thrash Metal (NWOOSTM) e também nas principais plataformas digitais.

Esse é o terceiro lançamento da Nação Faminta, já tendo lançado os EPs Walls of Fear, ainda com o nome de Starv(N)ation em 2022 e Rise of the Masses em 2023, sendo o primeiro lançamento inteiramente em português.

A Nação Faminta sempre abordou em suas letras temas mais sociais e reflexivos, e a ideia para o conceito desse novo trabalho surgiu após a leitura do livro Saturno nos Trópicos de Moacyr Scliar, onde o autor faz uma análise histórica da melancolia e demonstra como, em certos períodos mais antigos, a existência da melancolia era atrelada a uma substância produzida pelo corpo humano, que seria  ‘A Bile Negra’ (posteriormente percebeu-se que essa substância na verdade era não uma bile de cor diferente, mas sim produto de putrefação).

Então a ideia da letra dessa faixa é imaginar o mundo como sendo uma pessoa afetada por esse fenômeno (das entranhas do planeta escorre, um líquido escurecido, se espalha pelo solo extinguindo sua fertilidade…), e esse conceito também está presente na capa criada pelo próprio Thiago Cruz. As outras faixas também apresentam outros temas importantes, embora não diretamente atrelados a esse conceito, mas dialogam com ele.

A Nação Faminta fez sua estreia ao vivo também no dia 08 de junho no evento HC 80, em Americana, São Paulo, no estúdio Mutante.