Prestes a lançar o tão aguardado disco novo, a clássica banda de Heavy Doom norte-americana Pentagram, na ativa desde 1971, retorna ao Brasil em março de 2025 para shows em São Paulo/SP, dia 30/03, e Curitiba/PR, 29/03. Na capital paulista, as bandas de abertura acabam de ser anunciadas – duas forças do Stoner/Doom nacional: Pesta, de Belo Horizonte (MG), e Weedevil, de São Paulo (SP).

A realização é da Powerline Music & Books.

Em Curitiba, o show no dia 29/03 é no Basement Cultural. No dia seguinte, 30/03, o Pentagram se apresenta na capital São Paulo, no Fabrique Club.

Ingressos à venda pelo site da Fastix.

Fundada em 2019, em São Paulo, pelo baterista Flávio Cavichioli (Forgotten Boys/Pin Ups), a banda Weedevil apresenta uma sonoridade que mescla a densidade do Stoner/Doom Metal com toques de psicodelia e atmosferas ritualísticas. Sob a forte influência do Black Sabbath, a banda cria um som repleto de peso, introspecção e misticismo.

O álbum de estreia, The Return (2022), e o sucessor, The Profane Smoke Ritual (2024), consolidaram a Weedevil como um dos principais nomes do Stoner/Doom brasileiro, com lançamentos por selos respeitados como Abraxas Records e D.H.U Records (Holanda).

Pesta é uma banda de Stoner/Doom formada há 10 anos em Belo Horizonte (MG), à princípio como um tributo a algumas bandas dos anos 70 e 80, como Pentagram, Cathedral, Trouble e Black Sabbath, em um som que transita entre o Stoner Rock, Doom Metal clássico e o Hard Rock setentista.

Com uma identidade visual e sonora marcante, a Pesta leva aos seus shows o seu melhor momento e assim traz uma experiência sonora densa e muito pesada, o clima das composições e performance, músicos experimentados e uma performance ímpar do vocalista Thiago Cruz, somados a artefatos como standarts e velas.

Pioneiros do proto-doom, o Pentagram riscou de vez seu nome no hall das bandas lendárias com o álbum, Day of Reckoning (1987, segundo da carreira), com verdadeiros hinos Heavy Doom, amparados por timbres que remetem diretamente ao da guitarra soberana de Tony Iommi da época de ouro do Black Sabbath.

Décadas depois, o culto ao Pentagram foi renovado e a sonoridade desafiadora e instigante da banda chegou a novas gerações, graças ao lançamento em 2011 do documentário Last Days Here.

E vale destacar: a presença singular do vocalista Bobby Liebling tem sido o fator impulsionador consistente que mantém o Pentagram firme ao longo dos anos e contra todas as modas!

Atualmente a banda faz parte do cast da icônica gravadora de stoner/doom italiana Heavy Psych Sounds, pela qual lançarão Lightning in a Bottle, o 10º disco da carreira, que sai dia 31 de janeiro de 2025. A banda traz novas ideias e perspectivas, ao mesmo tempo em que permanece fiel à história do Pentagram em riffs e groove.

O último disco lançado pelo Pentagram é Curious Volume, de 2015. O álbum de estúdio saiu viu Peaceville Records e contém tanto material escrito na década de 1970 como outras músicas feitas especialmente para este álbum.

Junto ao lendário Bobby Liebling estão o Tony Reed (Mos Generator, Big Scenic Nowhere) nas guitarras, Scooter Haslip (também Mos Generator) no baixo e Henry Vasquez (Saint Vitus, Legions of Doom, Blood of the Sun) na bateria.

Os shows no Brasil são parte de uma extensa turnê latino-americana realizada pela Dreamers Entertainment junto à Extremy Retained Booking. Neste giro, a banda também passará pelo México (três datas), Colômbia, Peru, Chile e Argentina.

Das ilhas do Caribe. Una chica sin filtros e de opiniões impopulares. Licenciada em Design Gráfico com Pós-graduação em Docência no Ensino Superior. Atualmente Designer Gráfico Freelancer - Espanhol Nativo - English as a Second Language - Amante do café, literatura (História, biografias, romance literário) Rock/Metal e uma boa companhia. Ϟ Música é a minha terapia. "I love getting pretty & listening to violent music."︎ ✷ Stay Metal