Apesar da tragédia que o mundo acompanha desde meados de fevereiro, quando Vladimir Putin iniciou uma invasão afirmando estar combatendo neonazistas, é emocionante ver grandes gigantes que poderiam estar em qualquer mansão ou praia do mundo, aproveitando a fortuna acumulada pelos anos de estrada, se levantar contra a tirania. Enquanto isso, alguns pseudo artistas preferem se contentar com o top 1 do Spotify chacoalhando os glúteos “envolvendo” uma parcela, infelizmente grande, do público.
E após vinte e oito anos sem nenhum material inédito (lembrando que The Endless River nada mais é, do que um álbum de sobras das sessões de The Division Bell de 1994), o Pink Floyd, sem Roger Waters, em parceria com o cantor ucraniano Andriy Khlyvnyuk da banda Boombox lançou nesta sexta feira a canção Hey Hey Rise Up.
David Gilmour se uniu ao baterista Nick Manson, o baixista Guy Pratt e o tecladista Nitin Sawhney (substituindo Richard Wright, falecido em 2008) e juntos iniciaram uma sessão de gravações secretas na última quarta-feira para realizar o trabalho. Já Andriy, estava em turnê pelos Estados Unidos, quando decidiu retornar à Ucrânia para lutar na guerra. Atualmente ele se recupera de ferimentos sofridos no campo de batalha.
A arte da capa do single, ficou à cargo do artista cubano Yosan Leon.
Gilmour, que possuí parentes ucranianos, espera que a música ganhe apoio e publicidade. Todos os lucros com a nova faixa irão para o fundo de ajuda humanitária da Ucrânia.
No link abaixo você confere essa nova obra prima de uma das maiores bandas do Rock Progressivo da história.