ESCREVENDO UM RELEASE

Nessa postagem, vamos dar dicas de escrever um release para sua banda(sim, toda banda deve ter um.)


“release” ou se você quiser aportuguesar a “biografia” de um artista, é uma ferramenta importante de divulgação, ele só perde em importância para o set mixado e a foto (antes de ler o texto a pessoa vê a imagem).
Mesmo esta sendo uma forma importante de comunicação artista/público, muitos não dão importância, e pior que isso, cometem erros grotescos.
O objetivo do artigo de hoje, é dar algumas ideias para aprimorar o seu release.


Erros comuns na formatação:

  • Use e abuse dos parágrafos: fica muito difícil a leitura de um texto sem quebra de linhas, muitas vezes o leitor se perde e não consegue dividir as ideias que o texto quer apresentar;
  • Caixa alta: É UM ABSURDO, mas tem muita gente que faz questão de escrever em caixa alta – na linguagem de internet esse tipo de escrita significa que a pessoa está gritando;
  • Erros de ortografia: Você tem dificuldades de escrever? Não se preocupe, a grande maioria dos brasileiros tem. A forma mais fácil de escrever um texto sem erros é com um corretor ortográfico automático que é facilmente encontrado no Word e similares e também em diferentes browsers – eu uso um plug-in no Firefox, que sempre me ajuda nos artigos aqui do site.

Erros comuns no conteúdo:

  • Nunca minta: dizer que já tocou ao lado da BANDA X ou no PUB Y não ajuda muito, mas mentir isso pode arruinar a sua carreira;
  • Não enrole: não coloque uma frase ou parágrafo só para o seu release ficar maior – é melhor ter um release direto e conciso de 3 linhas do que 2 laudas que não dizem nada;
  • Não traga informações inúteis: dizer que você é formado em veterinária não vai te ajudar em nada, nem muito menos dizer que você foi de férias para Miami, New York e Londres.

Quatro perguntas que o seu release, deve responder:

  1. O que é o seu produto ou seviço? Brevemente descreva o que você vende. Não entre em detalhes.
  2. Qual é o seu mercado? Brevemente descreva para quem você está vendendo o seu produto.
  3. Quem está por trás do projeto/artista? Fale sobre o seu background e sobre tudo o que você já alcançou
  4. Quais são as suas vantagens competitivas? Simplesmente estar no mercado não é o bastante. Você precisa efetivamente comunicar por que você ou o seu projeto é diferente e quais são as suas vantagens competitivas.

O que o seu release deve conter?

  • Um “gancho”: comece o seu texto com um “gancho”, algo que chame a atenção de promoters, donos de casas noturnas e público em geral;
  • Tamanho ideal (entre 150 e 225 palavras): não pense que um release longo faz diferença – o que acontece é que as pessoas vão acabar não lendo tudo (com isso informações importantes podem acabar sendo deixadas de lado);
  • Paixão: promoters e donos de casa noturna, procuram artistas apaixonados pela sua arte;
  • Um pedido: no fim do seu release, você deve fazer um pergunta – algo que peça uma ação de quem está lendo.
Release aleatório do O SubSolo:

O SubSolo é um blog/site catarinense que abrange o underground nacional, com inicio do projeto desde Outubro de 2014, foi lançado dia 04 de Setembro de 2015.

O projeto é formado por Maykon Kjellin, que além de escritor e colunista, também é baterista da banda Doctor Jimmy de Imbituba/SC, já se apresentou em diversas casas e pubs de Santa Catarina. Com as dificuldades no inicio de sua banda, resolveu agregar a experiência que adquiriu aprendendo sozinho para montar um blog no qual auxilie novos projetos musicais, sendo assim facilitando as dúvidas dos tais novos artistas.

O SubSolo é feito a partir da tecnologia blogger com um html básico, sendo auxiliado pelas redes sociais Twitter, Facebook e Instagram, para divulgar outros trabalhos.

O que você está esperando? Curta & Compartilhe e faça parte da família O SubSolo.

+ Like: Facebook
+ Siga: Twitter
+ Acompanhe: Instagram



Nossa intenção é ajudar e ficaremos honrados se esse artigo vir a ajudar alguém/alguma banda.

Créditos: Ilan Kriger

Dúvidas, ideias, opiniões ou criticas, envie para contato@osubsolo.com
Gremista, catarinense, gamer, cervejeiro e admirador incessante do Rock/Metal. Tem como filosofia de vida, que o menos é mais. Visando sempre a qualidade invés da quantidade. Criou o site 'O SubSolo" em 2015 sem meras pretensões se tornando um grande incentivador da cena. Prestes a surtar com a crise da meia idade, tem a atelofobia como seu maior inimigo e faz com que escrever e respirar o Rock/Metal seja sua válvula de escape.