O cenário independente está cada vez mais forte. São muitos os meios do artista formar e levar ao forno seu trabalho. Hoje, como um exemplo claro deste avanço musical, trago o músico Stevan Zanirati com seu primeiro disco, “Álbum Aleatório”. Artista sonoro e compositor, teve inicio na musica autoral em 2010 formando as banda ATRÁS DE VERBAS, ATOMIC YELLOW e OS LIVERPOA. Desde 2014, como artista solo tocando com bandas de apoio ou voz e violão, reúne suas composições para formar seu álbum de inéditas com a devida parceria do produtor e músico Maestro Sujo.



Gravado na Casa de Insetos ( Viamão – RS ) com produção do Maestro Sujo, o “Álbum Aleatório” é um trabalho que foi formado aos poucos, com precisão em sua elaboração, o que o torna único. A obra traz grandes refrões e riffs psicodélicos com pegada popular e até surf music.

Essa parceria entre Stevan e Maestro sujo realmente foi algo inédito e que deu super certo. Conseguiram transformar as composições em um encontro de doses de psicodelia, balada e overdrive. O que tornou o disco leve e gostoso de ser ouvido. A faixa “Ao som da maçã” traz uma introdução do que é a base do disco, solos de guitarra e overdrive encorpando a letra que viaja aos ouvidos. A segunda faixa, “Repertório da Noite”, na minha decisão é a grande surpresa do disco, pois apresenta um swing diferenciado no som com aquele surf psicodélico, seguindo esta viagem musical muito bem feita pela dupla. A faixa “Valer a Pena” traz uma elaboração maior no vocal, maior presença do backing vocal e efeitos de outros instrumentos. Noto que a utilização de novos elementos no álbum começa a surgir com maior presença, mantendo o psicodelismo.


Então chegamos na faixa ” Quando parar de chover”, um som mais rock n’ roll com maior presença de influencia dos Beatles, já que na faixa “Mary” o artista dedica um som mais romântico, me lembrando o saudoso “júpiter Apple”, com elemento da  ”corneta artesanal”  feita pelo Maestro Sujo para completar a sonoridade. Depois do groove mais romântico, o disco volta a ser mais enérgico na faixa “Não é uma Canção de Amor”. “Não Durma no Ponto” é uma faixa mais crítica e pesada. Traz uma letra forte sobre a sociedade e marca muito bem o encerramento desta bela obra musical. Um disco que realmente me surpreendeu e me levou às veias psicodélicas novamente. A dupla Stevan Zanirati com Maestro Sujo fluiu muito bem, o que deixo bem claro aqui.









TRACKLIST
01) Ao som da Maçã
02) Repertório da Noite 
03) Valer a Pena – 09:45
04) Quando Parar de Chover
05) Mary 
06) Não é uma Canção de Amor

07) Não Durma no Ponto

FORMAÇÃO
Stevan Zanirati – voz, violão, guitarra, baixo, backing, meia lua e bango
Maestro Sujo – baixo, guitarra, teclado, backing, ”corneta artesanal” e agogô
Guilherme Blanco – guitarra, backing e pau de chuva
Eduardo Lanzini e Felipe Seadi – bateria
Fabi Cardoso e Vanessa Henrique – backing Vocal