Formada em 2017 na cidade de São Paulo, a banda Alchemia iniciou suas atividades em palco em Outubro de 2019 nos palcos da Horror Expo, maior evento da América Latina focado na cultura do Horror. Nada mais apropriado, possivelmente, para uma banda de temática nefasta voltada ao Horror Metal, não é mesmo? Diria eu, um sonoro SIM. E assim se fez o debut ao vivo do quinteto formado por Victor Hugo (vocal), Rodrigo Maciel (guitarra), Adriano Vilela (baixo), Alex Cristopher (bateria) e Wally D’Alessandro (teclado).
Em 2020, chegou a nosso plano de existência Inception, o muito bem trabalho e produzido álbum de estreia da banda, que tem como um de seus pontos destaques as mãos do renomado Tue Madsen (dinamarquês responsável por trabalhos de bandas como At The Gates, Behemoth, Vader e outras) na mixagem e masterização. Primeiro ponto positivo e de reconhecimento: um trabalho especialmente aprimorado e reforçado nesse segmento. A meu ver, se evidenciam dentro da proposta escolhas acertadíssimas no segmento técnico e na roupagem dos sons. Quanto às composições, se apresentam nuances e variações consideráveis que podem ser assimiladas em maior ou menor grau de identificação com o ouvinte, e isso pode definitivamente depender muito da sua interação e proximidade com vertentes exploradas no álbum.
Pra começar, há de tudo um pouco no progresso do material: bumbo duplo quebrado, cadenciado; vocais líricos e guturais; uma profusão de elementos remetendo a uma vasta gama de bandas, como Rammstein, White Zombie, Nightwish, Terminal Choice e outras; o uso eficiente do Teclado e a criação de atmosferas envolventes; e mais outros elementos que sucessivas audições poderão evocar, indo do Goth ao Metal Industrial e outros. Inception definitivamente é um daqueles trabalhos de camadas e referências que exigem constantes novas audições para desvelar elementos em cada novo “repeat”, e que pode valer muito a pena por isso. Entre os destaques, aponto as faixas Secret Call, Save Us e a excelente abertura com Grind.
Para os mais inteirados com as vertentes e com as sonoridades propostas, recomendo Inception como uma adição interessante, relevante e muito bem produzida. Para os não tão familiarizados ou adeptos, sou capaz de recomendar o trabalho da mesma forma para se retirar um pouco da “zona de conforto” e experimentar um trabalho que apresenta acertos evidentes em escolhas que nas mãos erradas poderiam soar tremendamente mal. Se permita variar um pouco seu gosto, mesmo que pareça um risco dispensável, e dê a Inception uma chance: você pode se surpreender positivamente se tiver mente e ouvidos permissivos e democráticos.
Material recebido pela Shinigami Records.
TRACKLIST:
1.Grind
2.Save Us
3.Inception
4.Haunting You
5.Ashes
6.If Nothing Is Sacred
7.Sacrifice
8.Mind Prison
9.Nightmares
10.Secret Call
LINE UP:
Victor Hugo – vocal
Rodrigo Maciel – guitarra
Adriano Vilela – baixo
Alex Cristopher – bateria
Wally D’Alessandro – teclado
SIGA A BANDA: