Início Destaque Resenha: The Ghost Of Orion – My Dying Bride (2020)

Resenha: The Ghost Of Orion – My Dying Bride (2020)

Ocorreu um certo frenesi em relação a esse novo trabalho do My Dying Bride, com muitas críticas apontando como um dos melhores da carreira dos ingleses. Confesso que estava meio receoso com essas falas, porque não consigo identificar nenhum trabalho fora da curva de qualidade que o My Dying Bride tenha lançado, e o fato de a banda ter perdido membros importantes e ter quase terminado em 2017, só mostra o quanto eles são comprometidos em sua arte. Sim, esse é um dos melhores trabalhos de 2020 fácil. 

Mas, antes de mais nada, um adendo: esse CD merece ser apreciado na sua totalidade e complexidade, pois a cada audição você vai observar novas camadas, novas influências e principalmente maturidade musical. Cada nota e cada palavra aqui foi pensada: é um doom metal no sentido mais poético, como a gente já espera vindo deles.

Your Broken Shore abre o trabalho e me arrisco a dizer que seria perfeita para você apresentar a banda para alguém que nunca tenha ouvido algo dos ingleses, pois ela traz todos os elementos que fizeram deles uma referência. E note como a voz de Aaron Stainthorpe é inconfundível. 

To Outlive The Gods é desesperadora no melhor sentido da palavra, e aqui temos a forte presença do violino, que é um instrumento que enriquece ainda mais a sonoridade da banda, mantendo essa pegada do melancólico. As duas faixas que vêm na sequência é a tristeza em forma de música: Tired of Tears, e The Solace, essa última com uma participação mais que especial de Lindy Fay Hella, da banda Wardruna.

Confesso que aqui o trabalho já apontava para algo mais do mesmo, mas aí, meus amigos, temos The Long Black Land, onde rememora seus tempos de quase death metal, e como eu gosto dessa passagem do MDB. A faixa título do álbum é um instrumental arrastado, e ao final temos Your Woven Shore, que deixa aquela sensação de peso no corpo, a mesma que você tem quando assiste um filme do Ari Aster por exemplo. 

Penso que assim como toda a discografia do My dying BrideThe Ghost Of Orion irá causar em cada ouvinte sensações bem peculiares e quais bandas conseguem isso hoje em dia?

TRACKLIST: 

01) Your Broken Shore

02) To Outlive The Gods

03) Tired Of Tears

04) The Solace

05) The Long Black Land

06) The Ghost of Orion

07) The Old Earth

08) Your Woven Shore

 

FORMAÇÃO:

Aaron Stainthorpe – vocal

Andrew Craighan – guitarra

Lena Abé – baixo

Jeff Singer – bateria

Shaun Macgowan – teclado e violino

SIGA A BANDA:

FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | YOUTUBE

SPOTIFY | DEEZER

Paulista e um dos maiores amantes do Metal Extremo, principalmente se tratando do nacional. Professor de Geografia e História, é também formado em Matemática e Filosofia, Pai da Naylla e do Dhemyan. Foi colaborador de algumas mídias, antes de fundar o site Underground Extremo, o qual tem um laço de irmandade com O SubSolo. Acompanhava o trabalho d'O SubSolo a alguns anos e passou a contribuir e fazer parte da equipe, a qual é honrado em colaborar com o desenvolvimento desta grande mídia do Rock/Metal, sendo o responsável pela parte das escritas mais extremas do site.