Cerca de quatro anos depois do lançamento do EP Dimensions Of A Dream, a banda portuguesa, Secret Chord, disponibilizou em versão física e digital o seu novo trabalho de estúdio, marcando um novo e excitante capítulo de sua promissora carreira. Composto por nove faixas dotadas de uma energia impressionante e composições grandiosas, Aurora foi lançado em Março de 2021 através do selo independente Sleaszy Rider Records, da Grécia.
Fundada no ano de 2015, em Vila Nova de Poiares, distrito de Coimbra, em Portugal, por Raquel Subtil nos vocais, Carlos Pereira na guitarra e vocais de apoio, João Conceição na guitarra, Afonso Martins na bateria e Nuno Fidalgo no baixo, a Secret Chord possui em sua bagagem o já citado EP Dimensions Of A Dream, de 2017, além do single Wraith Of Oblivion, de 2018, que saiu acompanhado de um excelente videoclipe, chegando em 2021 com grandes expectativas e ótima repercussão acerca do lançamento de seu lançamento mais recente, o primeiro álbum completo de estúdio, Aurora, resultado do processo criativo desenvolvido durante o inesperado período de confinamento de 2020.
Riffs pesadíssimos, melodias marcantes e climas épicos são alguns dos ingredientes principais de Aurora. A combinação entre agressividade e melancolia é um dos pontos fortes deste novo trabalho, criando um ambiente único e carregado de vibrações e energias impressionantes, resultando em algo entre o metal alternativo e o sinfônico, com algumas concepções mais experimentais e arrojadas que outrora, apesar de a identidade da banda estar absolutamente preservada.
O conceito de Aurora foi construído em torno de temáticas relacionadas com a dimensão psicológica do ser humano e as progressões melódicas de cada tema também acompanham essa reflexão, como explica a vocalista da banda, Raquel Subtil: “A ideia que exploramos centra-se em três elementos fundamentais – o ser humano, a nossa luz interior e a escuridão de que tentamos a todo o custo fugir. Aurora representa a força, a perseverança e a energia que todos temos dentro de nós, apesar de muitas vezes estar desvanecida e sem vigor, mas que acaba sempre por voltar a renascer, a cada novo dia”.
Aurora já resultou em dois excelentes videoclipes para as canções Everything Repeats e Sickness, que você pode conferir abaixo:
As gravações de Aurora ocorreram no Golden Jack Studios, em Coimbra, durante o último trimestre de 2020, tendo a mixagem e a masterização ficado a cargo de João Dourado, baterista da banda Terror Empire. Aurora contém participações especiais em alguns temas, dos quais se destaca o contributo vocal de Miguel Inglês, frontman dos portuenses do Equaleft, na imponente Empowerment. Francisco Brito foi o responsável pela gravação de todas as linhas de baixo, ainda antes de ter deixado de ser membro oficial da banda no final de 2020. Por último, mas não menos importante, o álbum conta também com a colaboração do Coro Misto, da Sociedade Filarmónica Lousanense, em cerca de metade dos temas, algo que vem seguramente imprimir um tom mais grandioso e elaborado que não deixará qualquer ouvinte indiferente.
Aurora já está disponível em todas as principais plataformas de Streaming, assim como o EP Dimensions Of A Dream e o single Wraith Of Oblivion e você pode conferir através do Spotify abaixo: