Mais um topfive chegando para acompanhar o final de semana, e com ele trago uma seleção de ótimas bandas da nossa cena.

Resolvi trazer uma mistura do que ouço com uma certa frequência. Com raízes fincadas ao Gothic, acabo ouvindo outras bandas similares e resolvi fazer essa seleção, buscando mostrar algo.

Aproveitem:



01) Plastique Noir – Post-Punk – Fortaleza/CE

Formada no final de 2005, a banda cearense tem um importante papel na cena gótica brasileira, trazendo uma sonoridade característica do estilo, com vocais marcantes e incorporando synths e elementos eletrônicos. O grupo já tem quatro álbuns de estúdio lançados, sendo o mais recente, o Iskurus, lançado no final de 2021.



02) Last Dawn – Gothic/Death Metal – Araraquara/SP

O grupo começou como um projeto de nu metal no final de 2019, porém com o início da pandemia, as atividades foram interrompidas. Depois de 2 anos parados por conta do isolamento, a banda retorna em 2022 com uma nova formação e agora mais voltada ao Gothic/Death metal. Dois singles já foram lançadas este ano, sendo eles My Own Chains e Behind You.



03) Trend Kill Ghosts – Power Metal – Guarulhos/SP

A banda de metal melódico, formada em 2018, tem uma sonoridade com influência de clássicos como Helloween e Edguy. Seu primeiro álbum, Kill your ghosts (2019), foi muito bem aceito pela mídia e conta com participações como Ralf Scheepers e Raphael Dantas. Recentemente, em novembro de 2021, a banda lançou seu segundo álbum, Until the sun rise again.


04) Murdock – Stoner rock – Tijucas/SC

Dando ênfase em letras cantadas em português, o grupo cita como principal influência o Black Sabbath, porém sempre misturando o peso do grunge e seus próprios estilos. Tendo sido formada em 2019, a banda lançou alguns single desde então, e em agosto de 2021 lançou o EP Entre Tigres e Lobos.


05) Spleenful – Extreme Gothic Metal – Porto Alegre/RS

A banda gaúcha foi idealizada inicialmente para ser um projeto de estúdio, porém com a entrada da vocalista Bianca Giovanella, se tornou uma prioridade para os integrantes. Fundada em 2012 misturando estilos como Black, death e prog metal com temas comuns na literatura gótica, influenciados por Lord Byron, Charles Baudelaire e Álvares de Azevedo, a banda já tem alguns singles lançados e no momento trabalha na gravação de um novo álbum.

Caroline é uma imbitubense de 19 anos, estudante de história, que ama fantasia e ficção científica e desde muito cedo descobriu no rock n' roll e especialmente no heavy metal uma de suas grandes paixões.