Quem acompanha o Subsolo já sabe que final de semana significa indicação de música boa, então aqui vão cinco bandas que têm aparecido com frequência na minha playlist e quem sabe conquistarão os seus ouvidos também.

1) Ocaradometal – Heavy Metal 

Qualquer pessoa que gosta de metal e é ativo nas redes sociais já deve ter em algum momento esbarrado no cara do metal. Ian Garbinato ficou conhecido quando começou a viralizar no Tiktok fazendo vídeos humorísticos e informativos sobre metal em geral, e logo surgiu a ideia da banda, com o mesmo nome de seu canal, contando também com Luana Cruz, Gabriel Martens e Diego Marinho.A banda traz em suas letras conteúdos bem humorados falando de temas da contemporaneidade.

2) Pontagulha – Post-punk/Darkwave 

A banda foi formada em 2020 com a ideia de fazer um som inspirado em grandes bandas da cena gótica mundial, como Depeche mode, Plastique Noir, entre outros, mas ainda com sua própria individualidade. Suas músicas trazem melancolia e tratam também de temas atuais, como a faixa Covid do álbum Perante o Caos, de 2021.

3) Fenrir’s Scar – Gothic Metal 

A banda que vem ganhando reconhecimento na cena nacional teve seu primeiro álbum, autoentitulado, lançado em 2017 e desde então vem trabalhando em singles e clipes de qualidade altíssima, que estarão em seu próximo lançamento, Love | Hate | Hope | Despair, que será lançado em alguns meses. Suas letras são sobre temas místicos e folclóricos, mesclados ainda com as vivências pessoais de seus integrantes.

4) Anum Preto – Post punk/Dream Pop

Anum Preto é o pseudônimo do músico Aerson Moreira, criado em 2019. O projeto tem bastantes aspectos lo-fi e traz em suas músicas reflexões, incertezas, o ponto de vista humano e a percepção de tempo, tendo influências de diferentes áreas, como no MPB e em outras bandas góticas, tendo letras em outros idiomas, como o russo.

5) Lacuna – Modern Metal 

Com influências como Five Fingers Death Punch e Alter bridge, a banda, fundada em 2014, busca fazer um som pesado e com sua própria identidade. Suas letras tratam bastante sobre fatos da natureza humana, política, e fazendo críticas à sociedade como um todo. Cantando em português, a intensão da banda em sua sonoridade é atrair tanto os fãs de metal extremo como os de um rock mais leve. No início do ano, lançaram o álbum Saligia.

Caroline é uma imbitubense de 19 anos, estudante de história, que ama fantasia e ficção científica e desde muito cedo descobriu no rock n' roll e especialmente no heavy metal uma de suas grandes paixões.