Infelizmente, sabemos que viver de música fazendo rock/metal no Brasil é algo muito difícil, devido a vários fatores, como econômicos, geográficos, pessoais e até de planejamento da banda. Muitas bandas com grande potencial e que chegaram a lançar discos incríveis acabaram ficando no caminho e encerraram suas atividades precocemente, deixando um legado maravilhoso, mas que acabaram deixando os fãs com um gostinho de quero mais.


Fazendo uma reflexão sobre isso e até com um pouco de nostalgia, hoje trago para vocês 5 bandas que lançaram discos maravilhosos no metal brasileiro, mas que infelizmente encerraram suas atividades.



01) Eyes of Shiva – Power Metal  – São Paulo/ SP


Na época em que eu conheci a banda , em 2004 com o disco homônimo Eyes of Shiva, eu estava ouvindo muito bandas de Metal Melódico e Symphonic Metal, e esse disco se tornou um dos meus favoritos do estilo até hoje.


A banda fazia um som que lembrava muito o Angra da época do Holy Land, já que incorporavam instrumentos e ritmos típicos da música brasileira, só que com um estilo próprio, músicas muito bem elaboradas, refrões grudentos e cativantes, e que me trouxe grande expectativas para o que viria a seguir com a banda. 


Em 2006, lançaram o álbum Deep, onde mudaram um pouco a sonoridade e já não apresentavam mais tantos elementos da música brasileira, o que acabou diferenciando eles de outras bandas do mesmo estilo, e um tempo depois a banda se separou.


Deixo para vocês uma das músicas mais emblemáticas desse álbum, com toda a brasilidade trazida para o Heavy Metal, a música Lampião, do álbum Eyes of Shiva, de 2004:


02) Holiness – Gothic Metal – Erechim/RS


A banda Holiness foi uma banda que obteve um grande destaque na cena metal brasileira, principalmente com o primeiro álbum da banda, o excelente Beneath The Surface, lançado em 2009, que foi produzido por Aquiles Priester (Hangar, Edu Falaschi, ex – Angra) e teve dois de seus vídeo clipes muito veiculadas na MTV na época, Into The Light e The Truth


Por motivos pessoais, a banda ficou alguns anos fora dos holofotes trabalhando e gravando o segundo álbum, que somente viria a sair em 2018, o Missing Pieces in Time e infelizmente logo após o lançamento do disco, a banda encerrou as atividades.


Deixo pra vocês o clipe de Into The Light, do álbum Beneath The Surface:


03) Thalion – Power  Metal – São Paulo/SP


O Thalion foi uma banda que teve uma ascensão meteórica, saindo nas principais mídias especializadas no Brasil, tocando nas principais rádios metal da época e sendo convidados para grandes shows e festivais, logo após lançar o maravilhoso álbum Another Sun em 2004 que, diga-se de passagem, tem uma das capas mais lindas que eu já vi, mas que por motivos desconhecidos, encerrou suas atividades em 2005 e sem dar muitas notícias de que caminho trilhou seus integrantes.


O disco tem 2 grandiosas participações, a primeira de Michael Kiske (Helloween), na linda The Encounter, e a segunda de André Matos, na veloz Follow the Way em sua versão de bônus do álbum.


Deixo pra vocês uma das minhas músicas favoritas do álbum, chamada Wait For Tomorrow:


04) Tiger Cult – Heavy Metal – São Paulo/SP


Os paulistanos do Tiger Cult são a banda mais antiga da minha lista – foi fundada em 1996, mas apenas lançou o primeiro álbum em 2004, o maravilhoso Cold and Terrible. Esse disco contém grandes hinos da banda, como Wings of Doom, Soldiers of The Loud e Down The Bastards. Inclusive, tive a oportunidade de assistir ao vivo a banda em São José dos Campos, no extinto Dama Rock em 2004 ou 2005. 


Infelizmente, a banda nunca mais lançou nenhum álbum e, passados alguns anos, entrou em um hiato que perdura até hoje.


Deixo pra vocês, a minha música favorita da banda, a grandiosa Wings of Doom:


05) Ecliptyka – Melodic Death/Power Metal – Jundiaí/SP


E pra fechar o meu nostálgico Top Five desta semana, trago pra vocês esta maravilhosa banda de Jundiaí, interior de São Paulo, chamada Ecliptyka. Fundado em 1998, o Ecliptyka teve grande destaque no cenário metálico brasileiro, após lançar o álbum A Tale of Decadence, em 2011. Inclusive, eu tive a oportunidade de produzir um show da banda em São José dos Campos, na casa Hocus Pocus em 2011 (se não me falha a memória!! Rsrs).


A banda chegou a lançar outro álbum em 2014, chamado Times Are Changed, mas infelizmente a banda entrou em hiato algum tempo depois e seguem até o momento.


Deixo pra vocês a música Fight Back, do álbum A Tale of Decadence, que exemplifica bem a proposta da banda e a mistura de influências que eles possuíam: